BATAVO: Cooperativa comemora os 100 anos do Dia Internacional da Mulher

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 100 mulheres cooperativistas da Batavo estiveram reunidas na sede da Associação de Funcionários, em Carambeí, para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesta segunda-feira (08/03). A cooperativa, junto com a comissão organizadora, preparou um evento diferente este ano. Com o intuito de aumentar a participação da mulher na gestão financeira, contribuindo na rentabilidade rural, foram apresentadas palestras sobre formação de custos das atividades agropecuárias.

Preocupação - De acordo com o diretor-presidente da Batavo, Renato Greidanus, há uma preocupação em rentabilizar cada vez mais o produtor rural, para oportunizar maiores investimentos em estrutura na propriedade, e enfrentar o mercado competitivo, sempre atento à qualidade e produtividade. "Isto faz parte da missão da Batavo, de criar e disponibilizar soluções e oportunidades rentáveis no agronegócio", afirma. Contribuindo neste aspecto, o Departamento de Informática da cooperativa está implantando na Sala do Cooperado na internet, uma ferramenta formada de planilhas, desenvolvidas pela assessoria técnico-financeira interna. Trata-se de um completo programa para o produtor formar seus custos de forma real e detalhada, pois também engloba os investimentos de longo prazo realizados na propriedade.

Empreendedorismo Feminino - Descrito nos valores da Batavo, a cooperativa propôs uma palestra sobre empreendedorismo feminino. Como convidado, o palestrante Amauri Crozariolli mostrou como a mulher empreendedora ajudou a criar conceitos na sociedade que nos influenciam até hoje. Grandes nomes foram citados, e que revolucionaram a época: em 1960, Margareth Sanger - idealizadora e criadora da pílula anticoncepcional; no ano de 1908, Melitta Benz desenvolveu o filtro para café; em 1951, Marion Donova criou a fralda descartável; além de muitas outras, como a estilista francesa Gabrielle B. Chanel, que definiu o conceito de elegância, criando a bijouteria, a bolsa tiracolo e o perfume mais vendido de todos os tempos e exclusivo da grife, o Channel N.5. Isto são exemplos da capacidade da mulher em criar soluções inovadoras.

Perfil - Segundo Amauri Crozariolli, a mulher é ousada, não tem medo de errar, planeja melhor as formas de transpor obstáculos e gosta de quebrar regras, mas de forma moderada. Estes perfis, somados aos princípios cooperativistas de ajuda mútua para um objetivo comum, potencializa a chance de sucesso, transmitindo credibilidade nas ações. O palestrante realizou dinâmicas para mostrar que a auto-estima deixa a mulher mais confiante, e a importância de ajudar uma a outra para despertar a auto-confiança, finalizando a palestra com a frase: "esta foi uma grande experiência, onde observei a simplicidade e a realidade de grande comprometimento entre a cooperativa e o cooperado. Sem dúvida, a proposta foi muito proveitosa, pois se sem treinamento e capacitação, o resultado do trabalho não será satisfatório", conclui.

História - Este ano, a comemoração do Dia ianternacional da Mulher completou 100 anos de conquistas. Durante o evento foi lembrado o que esta data representa. No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho, mas a manifestação foi reprimida com total violência, sendo as mulheres trancadas na fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Porém, somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Objetivo -  Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir, e quem sabe um dia terminar, com o preconceito e desvalorização da mulher. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Por isso, a Batavo proporcionou o evento como um aprendizado contínuo, contribuindo com u futuro promissor graças a força e a capacidade multifuncional da mulher, conciliando o papel de mulher, mãe, esposa, enfim, de uma profissional em constante evolução. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados