Banda da Fundação Cultural estreia na Oktoberfest de Blumenau

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Seus sonhos estão realizados, meninos. Pelo menos um deles. Com a ambição de tocar também na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, os dez integrantes da banda “Die Puwa” (cuja tradução literal do dialeto suábio seria “Os Piás”), da Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) de Entre Rios, viveram, na última quarta e quinta-feira (23 e 24), o auge da ainda jovem carreira: diante de dezenas de milhares de pessoas, o grupo se apresentou no palco da Oktoberfest de Blumenau (SC), autointitulada “a maior festa alemã das Américas” e a segunda maior do mundo.

Formada em 2015 por alunos de música e instrumentos, “Die Puwa” é a primeira banda fomentada pela Fundação Cultural a se apresentar na Oktoberfest catarinense. “Nossa missão é transformar vidas por meio da cultura. Muitos músicos que passaram pela nossa Fundação hoje têm a oportunidade de tocar em bandas comerciais e seguir uma carreira artística”, explica Viviane Schüssler, gerente social da Cooperativa Agrária.

A banda subiu ao palco no final da tarde de quarta-feira e na noite de quinta-feira para shows de duas horas, diante de um grande público. O variado repertório inclui covers de bandas alemãs famosas, como Rammstein, Die Toten Hosen e Voxclub. “Foi excelente, os piás tocaram muito bem”, resumiu Juliano de Oliveira, professor da FCSB, que coordena o grupo junto com a professora Tania Keller.

“Sem dúvida, esse é o ponto alto de nossas carreiras até o momento”, destacou o vocalista Heinrich Spieler. “Tocar em um evento dessa magnitude é importante tanto para nós, como músicos, quanto para a divulgação da nossa comunidade e da cultura suábia”, acrescentou o baixista Holger Keller.

A maioria dos integrantes acompanhou a evolução da banda ao longo dos últimos anos, quando ainda eram pré-adolescentes. Hoje, carismáticos e ousados, já compõem suas próprias músicas e continuam sonhando alto: “Nosso próximo objetivo é tocar na Allianz Arena ou na Oktoberfest de Munique”, afirmou o vocalista Vitor Gärtner Maroso. E assim, de sonho em sonho, esses “piás” de Entre Rios, Guarapuava (PR), vão conquistando o mundo.

 

Conteúdos Relacionados