BALANÇO SOCIAL II: Valorizando a arte e a cultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Valorizar e incentivar a arte cooperativista como forma de expressão e cultura, promover o intercâmbio, divulgar os trabalhos dos artistas e proporcionar momentos de entretenimento e lazer à comunidade cooperativista. Com este objetivo, o Sescoop/PR, com o apoio da Ocepar, realiza o Intercâmbio Cultural entre Cooperativas (ITC).  Em 2009, aconteceu a terceira edição do evento, com a participação de cerca de 400 pessoas, entre colaboradores, cooperados e filhos de associados, de 12 cooperativas (Agrária, Castrolanda, Coasul, Cocamar, Cocari, Copacol, Corol, Nova Produtiva, Copagril, Coagru, Unimed Curitiba, Sicredi Paraná) e do Sescoop/PR.  Música, dança, teatro, arte circense, além de exposição de artesanato e obras de arte, marcaram a realização do 3.º ITC, realizado no  auditório do Cietep (Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná), em Curitiba.

Destaques - Muitos foram os destaques da edição de 2009 do ITC. No campo musical, uma das apresentações mais aplaudidas foi o Grupo Chora Viola, que representou a cooperativa Nova Produtiva.  Criado em 2007, o Grupo Chora Viola possui 25 músicos, a maioria cooperados, filhos de cooperados e também pessoas que possuem alguma ligação com a cooperativa.

Intercooperação - Outra atração bastante aplaudida surgiu enquanto o 3.º ITC se realizava, mostrando que a intercooperação também pode estar presente nas manifestações culturais do setor cooperativista. Os músicos Rafael da Silva Dornelles, do Sicredi Costa Oeste, e Jean Michael, da Nova Produtiva, resolveram de última hora formar uma dupla. Com Rafael no violino e Jean na viola, a dupla encantou o público e encerrou sua apresentação com pedidos de "bis". De uma brincadeira bem humorada dos colaboradores da Coagru, surgiu outra atração muito aplaudida do 3.º ITC. Cláudio dos Santos, motorista da cooperativa há 20 anos, e outros 15 colaboradores dos mais diversos setores (comunicação, administração, portaria, RH, serviços gerais, etc.), apresentaram o show de dublagem do xote de Paulinho Mixaria, "É mentira desses locos". Mais uma vez o Grupo de Arte Circence Bombeiros da Alegria, que representou a Coasul, encantou o público durante o ITC. Com um número de habilidade, competência e humor, os 13 integrantes da trupe arrancaram da platéia sorrisos, aplausos, surpresa e apreensão. Outro fato marcante do 3.º ITC foi a participação do público que aplaudiu com energia todas as apresentações, valorizando assim a expressão cultural de cada participante.

Conteúdos Relacionados