Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XXVIII

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009.. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

Lar: Treinamentos para funcionários

A Lar investe forte em treinamentos para funcionários.  Isto acontece porque a cooperativa acredita que o conhecimento é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal do ser humano. Durante o ano de 2009, foram realizados 153 eventos (internos e externos) totalizando 31.330 horas de treinamento. A cooperativa conta com a parceria do Sescoop/PR para a realização destes eventos de capacitação.

Ciclo de Palestras  - A cooperativa promove também palestras para funcionários. Um exemplo foi o ciclo de palestras promovido para a equipe de funcionários da Unidade Industrial de Aves/Unidade Industrial de Carnes, abordando temáticas como: relacionamento interpessoal, qualidade de vida no trabalho, motivação e informações sobre o orçamento familiar. Inicialmente o projeto foi dirigido à equipe de apoio e lideranças, mas a ação deve ser estendida a todo quadro de funcionários.

Formação em cooperativismo

Contribuir com a formação dos jovens, em especial, no que se refere ao cooperativismo, incentivando-os a participar das decisões e permanecer no meio rural, administrando a propriedade familiar. Estes são os objetivos dos projetos que a cooperativa Lar realiza para  os jovens. Em 2009, com o apoio do Sescoop/PR, aconteceram 18 atividades para os jovens cooperativistas, as quais contaram com 350 participantes e totalizaram 220 horas de treinamento. Administração da propriedade familiar e desenvolvimento pessoal foram alguns dos temas abordados.

Cooperjovem - Educação cooperativista para a comunidade. Este é o objetivo do Programa Cooperjovem, ação do Sescoop e que tem a parceria da cooperativa Lar.  Em 2009, foram realizadas, por meio da  área social da cooperativa, várias ações nas escolas, visando proporcionar informações sobre o cooperativismo, seus princípios e ideais, para conhecimento e para superação de desafios econômicos e sociais do cotidiano destas pessoas. Ao todo, as ações de  capacitação envolveram 120 professores e contabilizaram 51 horas de treinamentos.

Desenvolvimento pessoal e profissional

O desenvolvimento pessoal e profissional de cooperados e de seus familiares  é a base do trabalho da Cooperativa Lar. Um trabalho que se iniciou há mais de 25 anos e que anualmente atende um número cada vez maior de participantes. Em 2009, foram realizados, com o apoio do Sescoop/PR, 103 cursos e treinamentos dirigidos a grupos de jovens, mulheres e casais. As ações contabilizaram 6.120 participantes e 282 horas trabalhadas. Os treinamentos e cursos focaram assuntos como liderança, comunicação e administração, e tiveram como finalidade aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes na busca de melhores resultados para a propriedade.

Primato: Cultivando flores e alegrando a vida

Em 2007 foi criado o Grupo de Desenvolvimento de Jovens Empreendedores da Cooperativa Primato, conhecido como DJeC (devido ao antigo nome da cooperativa, Cooperlac). A partir da ideia de fomentar o cooperativismo nos jovens cooperados e filhos de cooperados a Primato viu surgir um grupo cooperativista. O grupo inicialmente formado por 15 jovens desenvolve desde julho de 2008 o projeto "cultivando flores e alegrando a vida". Como parte do projeto são realizadas oficinas de inclusão social, na entidade de assistência social, a Casa de Maria, em Toledo.

Oficinas - As oficinas realizadas na Casa de Maria são divididas em cinco temas principais: solo, estaquia e enxertia; tratos culturais; colheita e estufa. Mais de 100 crianças já participaram das oficinas que são realizadas na própria entidade. Em cada encontro com as crianças, que tem de 9 a 15 anos, são ministradas aulas teóricas seguidas por aulas práticas para que exercitem os ensinamentos. Com a implantação do projeto na entidade foi disponibilizada uma área verde, de jardim, para cultivo das rosas. Desta maneira as crianças e adolescentes sentem-se responsáveis pela beleza da instituição e por tornar os espaços externos mais bonitos e agradáveis. Este projeto tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor e cooperativista em todos os participantes, tantos os jovens, quanto às crianças. Possibilitando que este ensinamento leve as crianças e adolescentes a descobrir, quem sabe, uma futura profissão. A partir do desenvolvimento positivo deste projeto a Primato resolveu também utilizar esta ideia para a área comercial da cooperativa. Até 2010 a Primato terá instalado uma estufa de rosas, para cultivo de rosas colombianas. A estufa além de ser um experimento com a cultura na região será utilizada para realização de oficinas aos cooperados interessados e também para a comercialização dos botões.

Palestras para cooperados e colaboradores

Para comemorar o 12º ano de fundação, a Primato presenteou os cooperados e colaboradores e familiares com duas palestras. As palestras foram proferidas pelo professor da Fundação Getulio Vargas, Marcelo Peruzzo. Marcelo já esteve em Toledo ministrando palestras para a cooperativa há pouco mais de dois anos, também para colaboradores e jovens, filhos de cooperados. Retornando a Primato, Peruzzo abordou temas atuais como família, busca constante do bem-estar, profissionalismo, mercado de trabalho e o contexto que liga tudo isso: a mudança.

Conteúdos Relacionados