BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XXVI

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009.. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

Copagril - Cooperjovem: expansão e fortalecimento

Os Termos de Compromisso do Programa Cooperjovem, na área de ação da Copagril, foram assinados pelos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.

Atualmente todos os alunos das 3ªs séries, do ensino fundamental das escolas municipais desses 5 (cinco) municípios estão sendo beneficiados com o Programa Cooperjovem. No ano de 2009, 25 escolas cadastradas com aproximadamente 1.300 crianças, participaram do concurso de redações, sob o tema "As aventuras da Turma da Cooperação na minha cidade".  

Além de capacitar professores e comunidade escolar, auxiliar as escolas nos projetos, para reconhecer a dedicação de alunos e professores, e fortalecer ainda mais a parceria entre Secretarias de Educação, Copagril e Sescoop/PR, a Copagril entregou uma caneta e uma camiseta estampada com a Turma da Cooperação.

Treinamento › Os treinamentos realizados têm como objetivo a preparação das pessoas para a execução imediata das diversas atividades peculiares à organização, dando oportunidade para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no seu cargo atual, mas também em outras funções que o funcionário possa vir a exercer.

Além de capacitar e desenvolver pessoas, a Copagril procura dar oportunidade de trabalho para menores de idade através do Programa Jovem Aprendiz e também para Portadores de Necessidades Especiais (PNE's). A Cooperativa contrata jovens aprendizes e PNE's e realiza um trabalho de adaptação dos mesmos nas funções existentes. A cooperativa também oferece um curso relacionado à área administrativa, dando o embasamento teórico referente ao trabalho realizado.

Lideranças › Com o objetivo de tornar as lideranças eficazes no trabalho e na ação conjunta, melhorando a manutenção de registros e anotações nos Comitês e Associações e incentivando os Comitês a tomarem medidas positivas para o crescimento pessoal dos seus sócios, a Copagril, sob a coordenação da sua Assessoria Social, realizou durante o ano de 2009 alguns treinamentos específicos para lideranças dos comitês femininos e de comitês de jovens.

Os treinamentos visam incentivar as mulheres e os jovens a terem, através da cooperação, mais confiança na sua própria capacidade de realizar mudanças positivas em suas vidas, nos seus comitês e nas suas comunidades; tornar as líderes capazes de manter registros melhores das suas atividades e usar estas informações para o planejamento e a avaliação no futuro; incentivar e conscientizar da importância da troca de experiências com outros comitês, pessoas que já ocuparam cargos, líderes e sócios; auxiliar a planejar para o futuro através da organização de atividades e da ação cooperativa e, por fim, aprimorar conhecimentos sobre cooperativismo e proporcionar ferramentas para liderar com dinamismo e competência.

Frimesa - Um toque feminino

A Frimesa mantém um programa de valorização da mulher, com atividades que envolvem homenagens durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, por meio de palestras especiais sobre o universo feminino. São temas como autoestima, qualidade de vida da mulher e a lei Maria da Penha, entre outras. As mulheres representam 38% do quadro de colaboradores da Frimesa e, ano a ano, esse índice vem crescendo. Em 2007 por exemplo, o percentual era de 29%.

Nos cargos de lideranças, a participação das mulheres também tem crescido. O percentual representa 20% do quadro e a valorização do talento feminino faz parte da política de gestão de RH, garantindo, em programas de promoção, a igualdade de condições com homens no preenchimento de cargos de chefia. A assistente operacional Janete Limberger de 28 anos é um exemplo. Ela iniciou sua carreira na Frimesa há oito anos, por meio dos programas de estágio mantidos entre a Frimesa e a UTFPR - Universidade Tecnológica do PR. Formada em tecnologia de alimentos, o conhecimento teórico adquirido na universidade contribuiu para assumir funções entre a equipe de líderes do setor de desossa.

Orçamento familiar - Antes da onda do crédito fácil e da crise financeira mundial, a Frimesa já se preocupava em orientar seus colaboradores a planejar a destinação da sua renda e, assim, evitar o desequilíbrio financeiro. Desde 2004, a cooperativa oferece cartilha educativa e orientações na elaboração do orçamento familiar. Em 2009, o Programa de Administração Financeira teve por objetivo sensibilizar para a importância do planejamento, controle dos gastos, equilíbrio entre receitas e despesas, propiciando assim mais qualidade de vida aos colaboradores. Para isso, o especialista em finanças, professor Altemir Carlos Farinhas, proferiu a palestra "Tríade ganhar, administrar e investir: origem do salário, controles e investimentos, qualidade de vida x finanças" para mais de 500 colaboradores das unidades industriais em Medianeira e Marechal Cândido Rondon. 

Corol - Treinamento constante

Em 2009, cerca de 2100 cooperados e funcionários participaram de cursos e treinamentos organizados pela Corol ou em parceria com o Sescoop/PR. Ao todo, foram 38 eventos, tais como cursos de normas de segurança no trabalho, capacitação de recursos humanos, monitoramento de resíduo industrial, segurança alimentar e boas práticas de fabricação, administração e controle financeiro, técnicas de vendas, eletromecânica, higiene e comportamento no trabalho, curso de primeiros socorros, de substituição tributária, entre outros. Em parceria com o Sescoop/PR foram oito eventos, como curso de formação de auditores para certificação de armazéns, de reciclagem, condutores de veículos, gestão de negócios e carreiras para secretárias, formação de agentes, entre outros. A Corol também se fez presente em eventos como o ITC (Intercâmbio Cultural entre Cooperativas), Elicoop Feminino e 18º Jovemcoop.

Conteúdos Relacionados