BALANÇO SOCIAL: FAMÍLIA - PARTE XVIII

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A família é a base da sociedade e tem grande influência no sucesso do sistema cooperativista. O conhecimento de detalhes do funcionamento da cooperativa e da filosofia do cooperativismo por todos os integrantes de uma família amplia a interação e a fidelidade ao sistema. Por isso as cooperativas paranaenses desenvolvem inúmeras ações de responsabilidade social voltadas a todos os integrantes da família. Palestras, excursões técnicas e culturais e cursos de formação são as principais atividades desenvolvidas visando a valorização e o crescimento pessoal dos familiares dos cooperados. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

UNIMED FOZ DO IGUAÇU - GINCANA INTEGRA COOPERADOS E COLABORADORES

Com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal de colaboradores e cooperados, a Unimed Foz do Iguaçu realiza o projeto Gincana Unimed. Trata-se de uma atividade de jogos cooperativistas que aborda vários temas, desde saúde pessoal até a preocupação com o atendimento ao cliente.

Esse trabalho é realizado por uma comissão onde participam psicólogos e especialistas, sempre com muita diversão para levar um maior conhecimento para todos os participantes. A Unimed Foz do Iguaçu foi fundada em 1989, tem 161 cooperados e 193 funcionários.

Outros projetos e ações › Além da gincana, a cooperativa desenvolve os projetos e ações  Consumo Consciente, Árvore da Vida, Coleta Seletiva, Dia Mundial da Saúde, Ação Global, Natal Feliz, Doação às crianças carentes.

UNIMED APUCARANA - QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O programa Viva Bem tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância da adoção de hábitos mais saudáveis, além de desenvolver ações de promoção da saúde e atividades físicas. O projeto começa pelos fatores físicos, tecnológicos, psicológicos e sociais que têm uma influência efetiva no clima organizacional e que afeta diretamente os trabalhadores. A preocupação real em melhorar a satisfação dos colaboradores é importante para que ocorram melhorias no atendimento aos clientes, nos processos e nos resultados como um todo. As palestras buscam gerar nos colaboradores práticas de autogerenciamento, nas quais cada colaborador se conscientize que é o responsável maior pela sua qualidade de vida. A Unimed Apucarana foi fundada em 1988, tem 159 cooperados e 48 funcionários.

Outros projetos e ações › Projeto SESI - Atleta do Futuro, Unimed Amiga da APAE, entre outros.

UNIMED GUARAPUAVA - PROMOVENDO A INTERAÇÃO

O Programa Agenda trabalha com um dos principais públicos da cooperativa: o médico cooperado. O objetivo é incentivar a participação do cooperado e assim fortalecer ainda mais a cooperativa. O programa estabelece uma programação anual que abrange cursos sobre cooperativismo e confraternizações. A participação do médico cooperado no dia-a-dia da cooperativa é revertida em pontuação que estabelece benefícios ao cooperado. Desde a implantação do projeto houve um aumento na participação dos cooperados nos eventos da cooperativa. A Unimed Guarapuava foi fundada em 1979, tem 221 cooperados e 49 funcionários.

Outros projetos e ações › Projeto Interno de Qualidade de Vida para os Colaboradores, Projeto Destino Certo, Projeto de Medicina Preventiva, Treinamento de qualificação para secretárias de médicos cooperados, Dia Mundial da Saúde, Palestra parceria com a CBN, Dia do Glaucoma, Chá das Secretárias, Encontro de Enfermagem, Café com a diretoria e colaboradores.

PRIMATO - ENCONTROS DA MULHER COOPERATIVISTA

Todos os anos, a Primato Cooperativa Agroindustrial desenvolve ações voltadas para as mulheres, a exemplo dos Encontros da Mulher Cooperativista, promovidos em todos os municípios em que a cooperativa atua. Em 2009, os eventos aconteceram nos meses de março e abril, e registraram a presença de mais de 500 cooperadas, clientes e produtoras de várias idades e regiões. Os encontros  deste ano tiveram por objetivo incentivar o espírito da cooperação, o comprometimento e o relacionamento com a Primato, baseados e fundamentados no cooperativismo. 

Este ano, foram abordados os seguintes assuntos: associativismo, cooperativismo contemporâneo, importância da defesa da cooperativa por parte dos dirigentes e cooperados e orgulho em "ter" uma cooperativa e "ser" cooperativista; a importância da Primato como instrumento de transmissão de novas tecnologias e alternativas de sustentabilidade da propriedade rural e inclusão da mulher no processo produtivo; vantagens da Primato; capacitação do produtor rural e seus familiares; distribuição eqüitativa dos resultados; representatividade do associado; valorização regional; preocupação com o desenvolvimento de seu quadro associativo; direitos e obrigações (cooperado e cooperativa); família: alicerce indispensável da cooperativa e qualidade de vida das pessoas e fidelidade associativa.

Conteúdos Relacionados