BALANÇO SOCIAL: FAMÍLIA - PARTE XVII

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A família é a base da sociedade e tem grande influência no sucesso do sistema cooperativista. O conhecimento de detalhes do funcionamento da cooperativa e da filosofia do cooperativismo por todos os integrantes de uma família amplia a interação e a fidelidade ao sistema. Por isso as cooperativas paranaenses desenvolvem inúmeras ações de responsabilidade social voltadas a todos os integrantes da família. Palestras, excursões técnicas e culturais e cursos de formação são as principais atividades desenvolvidas visando a valorização e o crescimento pessoal dos familiares dos cooperados. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

NOVA PRODUTIVA - VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA

Fazer com que as famílias dos colaboradores também se sintam parte da cooperativa, faz parte dos objetivos da Nova Produtiva, cuja sede fica em Astorga. Para mostrar a importância da família para o cotidiano da cooperativa, a Nova Produtiva comemorou com familiares e funcionários o seu aniversário de 10 anos. O evento foi realizado no mês de julho de 2009 e reuniu cerca de 5 mil pessoas. A Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva, foi fundada em 23 de julho de 1999, por 36 cooperados, e atualmente seu quadro social abrange aproximadamente 3.000 associados(as), que possuem participação efetiva dentro da cooperativa.

Para valorizar a cultura dos variados grupos étnicos da área de atuação da Nova Produtiva, aconteceram durante o evento apresentações culturais com artistas regionais. Além disso, várias atividades foram realizadas durante todo o dia, como torneios de futebol e truco, e brincadeiras para as crianças.

NASCE O NÚCLEO FEMININO NOVA MULHER

Desde que a Nova Produtiva foi fundada, há 10 anos, a mulher tem um lugar de destaque no quadro na cooperativa que atualmente possui mais de 500 cooperadas. Em 2009, a Nova Produtiva constituiu em o Núcleo Feminino Nova Mulher. Uma das finalidades do Núcleo, que conta com a participação de 30 cooperadas e esposas de cooperados, é preparar a mulher e a família para a sucessão dos negócios familiares e buscar uma maior participação feminina na cooperativa. A constituição do Núcleo foi formalizada durante o Encontro de Mulheres Cooperativistas da Nova Produtiva, realizado em 29 de maio de 2009. O evento que teve apoio do Sescoop/PR, reuniu cerca de 100 mulheres.

Treinamentos › Dentro da sua política de investir na formação de seus associados, e visando aprimorar os conhecimentos das participantes do Núcleo Feminino Nova Mulher, a cooperativa realizou dois cursos para as integrantes: Relacionamento Interpessoal com técnicas de Oratória e Treinamento em Liderança, ambos realizados com o apoio do Sescoop/PR.

COCARI - EVENTO REÚNE MAIS DE 1000 MULHERES

Em 2009, as mulheres mais uma vez deram um exemplo de participação na Cooperativa Cocari, um reflexo das ações que a cooperativa desenvolve todos os anos para as colaboradoras, cooperadas e esposas e filhas de cooperados. No mês de maio, mais de 1000 cooperadas e mulheres de cooperados compareceram à Associação Atlética Cocari, em Mandaguari, para o Encontro de Mulheres Cooperativistas. Em meio a muita alegria e descontração, as mulheres se divertiram com as diversas atividades de integração. A programação também contou com palestra ministrada por João Carlos de Oliveira, e com a realização do Concurso de Pratos Doces e Salgados.

Outra ação voltada para as mulheres aconteceu por ocasião do Dia Internacional da Mulher, quando a Cocari presenteou as cooperadas e mulheres de cooperados com a 3ª edição do livro "Minhas Receitas", preparado em agradecimento à contribuição efetiva das mulheres na cooperativa. As receitas que integram o livro são das próprias mulheres, sendo tiradas do Concurso de Pratos Doces e Salgados e do Concurso de Receitas à Base de Café, promovidos anualmente pela cooperativa.

COPACOL - SUCESSÃO NAS PROPRIEDADES RURAIS

A Copacol realizou ao longo de 2009 uma série de palestras nas comunidades da sua área de ação, visando estimular o  empreendedorismo familiar e a permanência dos jovens nas áreas rurais. Ao todo, os encontros reuniram mais de 500 pessoas, a maioria  integrantes dos Comitês Femininos e seus familiares. Para orientar sobre como manter as conquistas da família através das gerações, a cooperativa levou para os eventos a palestrante Eliane Bringmann, que ressaltou sobre a importância de estimular os empreendedores da área rural, além de trabalhar a sustentabilidade das atividades agropecuárias. O objetivo da cooperativa com estes eventos foi desenvolver um senso empreendedor nas famílias rurais, por meio da participação e integração de todos os membros (filhos, genros, noras e netos).

Conteúdos Relacionados