BALANÇO SOCIAL: FAMÍLIA - PARTE XIX

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A família é a base da sociedade e tem grande influência no sucesso do sistema cooperativista. O conhecimento de detalhes do funcionamento da cooperativa e da filosofia do cooperativismo por todos os integrantes de uma família amplia a interação e a fidelidade ao sistema. Por isso as cooperativas paranaenses desenvolvem inúmeras ações de responsabilidade social voltadas a todos os integrantes da família. Palestras, excursões técnicas e culturais e cursos de formação são as principais atividades desenvolvidas visando a valorização e o crescimento pessoal dos familiares dos cooperados. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

 

LAR - AÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA

A participação e o apoio familiar são muito importantes para o crescimento e fortalecimento do cooperativismo. Consciente disso, a Cooperativa Lar desenvolveu em 2009 várias ações voltadas para as famílias cooperativista. Um exemplo foram as atividades, treinamentos e cursos para casais realizados durante ano, focando os mais diversos temas, entre os quais, administração da propriedade e bem-estar social.

Dia das crianças › Brincadeira de crianças com encanto e diversão. Para os filhos de funcionários, uma das ações da Cooperativa Lar em 2009 foi a inauguração de um novo parquinho, localizado na Associação Recreativa da Lar, em Medianeira. A inauguração do parquinho aconteceu por ocasião da comemoração do Dia das Crianças, festividade promovida pela cooperativa e que se estendeu pelas demais unidades industriais e de atendimento da Lar, divertindo as crianças e os pais.

A mulher cooperada › Considerada uma presença marcante na tomada de decisões do campo, a mulher também tem seu espaço garantindo no planejamento das atividades Cooperativa Lar em 2009. Para elas, aconteceram cursos, treinamentos, entre outras atividades, promovidas com a finalidade de capacitar a cooperada e a esposas de cooperados em relação ao aumento da produtividade na propriedade e fortalecimento do relacionamento familiar. Ao longo do ano foram realizadas 28 atividades voltadas para a mulher, as quais contabilizaram 750 participantes  28 Atividades  e 350 horas de treinamento.

 

SICREDI NOROESTE - SICMULHER BUSCA A INTEGRAÇÃO FEMININA

Para integrar as mulheres na realidade do cooperativismo, a Sicredi Noroeste promove todos os anos o Sicmulher.  A quarta edição do evento, foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro, nas cidades de Nova Londrina e Loanda. O principal objetivo do evento é proporcionar informação para o público feminino sobre cooperativismo. Esta ação aumenta a participação das mulheres na cooperativa, solidificando a influência da família na coordenação dos negócios.

A programação de 2009 contou com a palestra "Mulher Empreendedora: Sensibilidade, Competência e Cooperação", ministrada por Fabiano Brum. Na palestra, Brum abordou um trabalho dinâmico, estruturado através da utilização da música como metodologia, fazendo com que as participantes interagissem com facilidade e compreendessem o conteúdo. Segundo ele, toda a empresa deve funcionar como uma orquestra, que através da união de pessoas e instrumentos constrói e executa músicas maravilhosas. Para que essa metodologia funcione, Brum afirma que é necessária a participação das mulheres, pois elas contribuem para harmonizar as diferenças, fortalecer os pontos de convergência e realçar os interesses comuns.

 

COCAMAR - ESPORTE E LAZER

Realizada desde 1985, a Copa Cocamar de Futebol Suíço, exclusiva para cooperados, é considerada uma das maiores competições esportivas do cooperativismo brasileiro. Os jogos finais acontecem sempre no mês de dezembro, em Maringá, com equipes que representam todas as unidades. Em paralelo aos jogos, são realizadas disputas de bocha e truco. Tudo isso contribui para intensificar o relacionamento entre os participantes e a integração familiar. A competição se dá também em outro campo: o da solidariedade. As equipes doam alimentos não perecíveis, que são destinados para entidades assistenciais.

Projetos envolvem mulheres e jovens

Com o apoio do Sescoop/PR, a Cocamar desenvolve atividades voltadas para cooperadas e esposas de produtores associados da cooperativa. Por meio de núcleos femininos, que atualmente são mantidos em várias unidades na região, elas participam de programação com palestras relacionadas ao cooperativismo e ao agronegócio, entre outros temas. Da mesma forma, um número cada vez maior de jovens, que participam de núcleos criados em entrepostos, é envolvido em programas nos quais são preparados para participar com mais segurança e conhecimento do processo de gestão das propriedades, ao lado de seus familiares.

Conteúdos Relacionados