Avenida do Leite mostra cadeia produtiva

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi aberta nesta terça-feira (04/04), na rua ao lado do Mercado Municipal , em Curitiba, a Avenida do Leite – uma iniciativa da Secretaria Municipal do Abastecimento, Sindileite e Federação da Agricultura do Paraná (Faep). A Semana do Leite e Derivados tem como objetivo mostrar a qualidade do leite produzido no Estado, bem como sua cadeia produtiva. Lá os visitantes podem conhecer as raças bovinas que produzem o leite de qualidade e os produtos finais, como iogurtes e queijos. As cooperativas estão presentes. Diversas escolas do município de privadas já agendaram visita de seus alunos ao evento.

Produtos – As cooperativas, Witmarsum e a Central Frimesa também apóiam e participam do evento. A Witmarsum levou seus queijos para a Avenida do Leite. Segundo Diethard Pauls, diretor da cooperativa, a intenção é aproximar o consumidor dos queijos especiais. “Estamos crescendo em Curitiba, queremos fixar a marca”, explicou Pauls. Os visitantes podem degustar queijos cammembert, emmental, entre outros. A novidade é o queijo asiago, de origem italiana, que pode ser usado em lanches, pizzas ou tábuas de frios.

Para crianças - No estande da Frimesa, o destaque é a bebida láctea Friminho. Para chamar a atenção das crianças, foi montada uma brincadeira. As crianças podem “pescar” brindes: canetas, réguas, Friminhos. Vanderlei Centenaro, responsável por feiras e eventos da Frimesa, destacou a importância do evento para se fazer marketing direto com os clientes. A outra cooperativa que preparou uma atração especial para as crianças foi a Batavo, que faz uma gincana para escolher o melhor dançarino. As meninas ganham bolsas e os meninos, bonés. De acordo com Marcelo Wojciechowski, da agência de promoções da Batavo, os visitantes podem degustar novidades, como os sucos com leite, que são fonte de cálcio. A Batavo expõe em seu estande diversos produtos, entre eles o tradicional Chocomilk, iogurtes e maionese. Participam da Avenida do Leite, além das cooperativas, várias empresas.

Sindileite - O Sindileite também é um dos apoiadores do evento e segundo seu presidente, Wilson Thiesen que é assessor da diretoria da Ocepar, esta Avenida do Leite, além de divulgar o importante trabalho realizado pela cadeia produtiva, busca incentivar os jovens a consumir leite. “É um alimento importante para todas as faixas etárias. É a principal fonte natural de cálcio, mineral essencial para a formação óssea do indivíduo, rico em outros sais minerais, vitaminas e proteínas. Queremos aproveitar esta soma de esforços, de diversos setores para mostrar, principalmente aos jovens e a população sobre a importância de se consumir leite com garantia de origem, produzido por nossas cooperativas e demais indústrias”, lembra Thiesen.

Indústria - Estão instaladas no Paraná 301 empresas de laticínios, entre pequenas, médias e grandes. Mais da metade dessas indústrias tem registro no Serviço de Inspeção Federal – SIF, o que permite a comercialização interestadual e internacional de seus produtos. As indústrias de leite e derivados são responsáveis pela geração de cerca de 136 mil empregos diretos e indiretos. O parque industrial lácteo do Paraná conta com unidades equipadas com alta tecnologia equiparando-o a indústrias internacionais. Em 2005, o estado deu início à exportação de queijos e leite em pó, atendendo a todas as imposições do mercado internacional. As indústrias do setor faturam cerca de R$ 1,4 bilhão ao ano, aquecendo a economia do estado.

Conteúdos Relacionados