Artigo: Cocari, milho safrinha e o Dia do Cooperativismo com ações voltadas à sociedade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Marcos Antonio Trintinalha*

cocariIniciamos o mês de julho com a continuidade da colheita do milho safrinha e com as comemorações relativas ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho. No Brasil, o cooperativismo como modelo de negócio já passa dos 130 anos. E dada a sua relevância no mundo, a ONU designou 2025, como o Ano Internacional das Cooperativas.

É um momento importante para nós, pois estamos na colheita do milho safrinha, e tudo indica que será uma grande safra, uma safra importante para o Brasil, pois impacta na produção de proteína animal e na exportação. Recentemente, tivemos alguns dias de frio intenso, e estamos levantando e analisando os impactos, que o frio intenso causou nas lavouras.

A previsão da Conab para o milho segunda safra, no Brasil, é em torno de 10%, acima do ano anterior, podendo chegar próximo a 102 milhões de toneladas. Choveu bem no período, o que colaborou com o desenvolvimento da cultura. Teremos, ao que tudo indica, uma safra grande e estamos preparamos para receber. As Unidades da Cocari estão estruturadas, para receber e armazenar o milho da melhor forma possível. Estamos ao lado dos nossos cooperados, que trabalham junto e participam ativamente na cooperativa.

A segunda safra é bastante importante para que possamos, diante de todas as dificuldades que enfrentamos nos últimos anos, em relação à agricultura, com algumas regiões produzindo menos, altas de preço de insumos, que possamos colher bem e cumprir com os nossos compromissos.

Vivemos um momento de muita tensão em relação aos acontecimentos globais, principalmente em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que ainda se perpetua, e que já nos afetou muito. E agora Israel e Irã, e entrando também os Estados Unidos, então a tensão só aumentou. É claro que isso influencia negativamente o mundo todo, em vários aspectos, e segundo os analistas econômicos, principalmente na questão do petróleo, que traz impactos diretos para a produção agrícola, tanto dentro da propriedade, quanto no transporte das commodities. E que nesse momento nos pega em cheio, com a colheita do milho. Então, fica essa tensão em relação ao aumento dos custos. O que nos cabe nesse momento é continuar pedindo para que o pacto de paz estabelecido entre Israel e Irá permaneça, e a Rússia e a Ucrânia cheguem a um acordo.

Quero salientar que a cooperativa está próxima ao produtor, estamos recebendo a safra de milho na medida que ela está acontecendo, com toda a dificuldade, que o momento impõe, devido à grande umidade com que tem chegado, e mostrando que é dentro desse sistema de cooperação, caminhando juntos, que podemos seguir prosperando.

Temos neste mês também o Dia C, Dia do Cooperativismo, e levamos ações para toda a sociedade, mostrando a força transformadora do cooperativismo em todos os seus ramos de atuação: agropecuário, transporte, crédito, trabalho, produção de bens e serviços, saúde, consumo, infraestrutura e seguros. E quero agradecer, você cooperado, pela participação e dizer que esse é o melhor sistema que tem de trabalho, porque a cooperativa, com a união de todos consegue cumprir o seu papel econômico e socioambiental. Parte do recurso que sobra dentro da cooperativa, é destinado à comunidade. E você é testemunha de todos os trabalhos sociais e ambientais, que nós fazemos na sua comunidade. Não vou enumerar aqui todos os projetos, mas eles podem ser conferidos no nosso portal, cocari.com.br, e verificar os progressos e o cuidado que a Cocari tem com a comunidade.

Quero pedir aos nossos cooperados para continuar confiando, entregando o seu produto, para que possamos continuar juntos, com uma parceria forte, cada vez mais forte, trabalhando em prol do homem do campo. A Cocari é isso, cooperação que impulsiona, pois, nosso propósito é impulsionar as famílias cooperativistas, os negócios, a sociedade e o meio ambiente, gerando uma cadeia de valor e prosperidade para todos!

Que Deus nos abençoe, e que continuemos tendo uma boa safra de milho, de café, de trigo, bem como demais culturas, e que possamos sempre caminhar juntos.

Cocari – Cooperação que impulsiona!

Marcos Antonio Trintinalha* é presidente da Cocari

Conteúdos Relacionados