AGRONOMIA: Segurança Alimentar será tema de Simpósio em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Ícones do agronegócio nacional estarão em Curitiba, no dia 4 de novembro, para debaterem assuntos relacionados à segurança alimentar da população. Temas como biotecnologia agrícola, bioenergia, cultivo em áreas de manancial, desenvolvimento da agricultura em regiões metropolitanas, uso adequado dos agrotóxicos, rastreabilidade e contaminação alimentar vão ser abordados durante o II Simpósio Nacional sobre Segurança Alimentar. O evento, promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR-Curitiba), acontece simultaneamente à exposição II Agronegócio Brasil (AnB), de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos Expo Unimed Curitiba.

Objetivo - O Simpósio tem por objetivo esclarecer aos profissionais das ciências agrárias e aos dirigentes do setor, além de pessoas interessadas nas questões ambientais, sobre a realidade da produção dos alimentos no país, por meio de profissionais que têm forte embasamento técnico e científico. O presidente da AEAPR-Curitiba, o engenheiro agrônomo Luiz Luchessi destaca que, debater o tema segurança alimentar, é de fundamental importância para a sociedade. "Embora os agricultores sejam os principais atores no meio rural, por trás deles estão os profissionais das ciências agrárias, com todo um planejamento que vai permitir que a água seja bem usada, que o solo seja bem preservado, de forma que os alimentos cheguem à mesa do consumidor em quantidade e qualidade minimamente desejadas", destaca.

Temas - Os temas do Simpósio Nacional sobre Segurança Alimentar reforçam a importância do papel dos engenheiros agrônomos na sociedade urbana e rural, principalmente no que tange a preservação do ecossistema. "Na prática, o maior gestor ambiental hoje é o profissional das ciências agrárias, que leva aos agricultores conhecimento técnico e científico para assegurar um desenvolvimento sustentável", diz Luchessi. A questão da produção de água em bacias hidrográficas agrícolas, utilizadas como manancial, tema da palestra que será ministrada pelo engenheiro Gláucio Roloff, da Itaipu Binacional, é um exemplo, diz Luchessi. "Veja o caso da bacia do Rio Paraná, ela começa no meio do Brasil central e boa parte dela é afetada positivamente pela agricultura, se for executada com bases agronômicas", enfatiza o presidente da AEAPR-Curitiba.

Boa práticas - Com os temas propostos, a expectativa é de que este evento de cunho técnico-científico fomente o uso de boas práticas na produção e comercialização dos alimentos. "Com estas palestras esperamos abrir espaço para o debate sobre o uso de boas práticas para o desenvolvimento da agronomia, buscando ainda consolidar parcerias entre a iniciativa privada, organizações não governamentais e órgãos públicos responsáveis pela fiscalização, fomento, educação e pesquisa", define. Como resultado do Simpósio espera-se a proposição de políticas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio nacional.

Apoios - Focado no trinômio ética, ciência e tecnologia, o Simpósio Nacional sobre Segurança Alimentar tem o apoio da Feap, OAB, Sistema Ocepar, Faep, CREA-PR, Mútua, Confea, SEAB-PR, Sindiadubos, Assipar e ANDEF. A organização e realização tem a chancela da MonteBello Eventos que, pelo segundo ano consecutivo, está à frente da Agronegócio Brasil. "Podemos dizer que esta é uma exposição focada na geração de negócios e no desenvolvimento tecnológico do agronegócio, que contribui efetivamente para o crescimento do país. O evento vai reunir empresas fornecedoras de equipamentos, produtos, tecnologias, insumos e serviços para o setor, tendo ainda as palestras e seminários como grandes atrações", destaca Valdir Bello. Mais informações através dos fones (41) 3203-1189 ou pelo email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados