AGRO: Na Agrária, semana é marcada pela realização do Seminário de Gestão 2023

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Desde a última segunda-feira (11/09), a Agrária realiza seu Seminário de Gestão. No decorrer da semana estão ocorrendo diversas atividades para reforçar a importância dos programas de gestão e de segurança do trabalho, além de compartilhar as melhores práticas realizadas internamente. Em 2023, o tema do evento é o pilar S da sigla ESG, englobando as ações sociais desenvolvidas pela cooperativa para seu público interno e para a comunidade local.

Palestra - Pela manhã do dia 11, gestores das várias áreas estiveram no Centro de Eventos Agrária para a palestra Liderança em Segurança. A conversa foi conduzida por Andreza Araújo, executiva que passou por grandes empresas nacionais e multinacionais em mais de 20 anos de uma carreira dedicada à segurança do trabalho, saúde e meio ambiente.

Abertura oficial - A abertura oficial do Seminário aconteceu no período da tarde, no Centro Cultural Mathias Leh. Os colaboradores puderam acompanhar o evento presencialmente ou de forma on-line. Para dar início à solenidade, foi apresentado um apanhado das atividades realizadas pelo Programa Agrária de Integração Solidária – PAIS. O programa, que estimula os colaboradores a auxiliar entidades locais no desenvolvimento de ações de assistência social, completa duas décadas este ano. “Sabemos que não vamos mudar o mundo. Não vamos conseguir mudar nem a nossa cidade. Mas esses gestos, por mais que pareçam pequenos, podem transformar a vida de muitas pessoas”, afirmou o Diretor Secretário da Cooperativa e padrinho do PAIS, Cristian Abt.

Resiliência e otimismo - Na sequência, uma lição de resiliência e otimismo tomou conta do palco. A modelo e influenciadora digital Paola Antonini fez um relato leve e humano sobre como superou as adversidades após perder a perna esquerda em um acidente, há 9 anos. “Foi depois do acidente que eu encontrei o meu propósito de vida. Às vezes, nossas maiores oportunidades podem aparecer justamente nos momentos mais difíceis”, destacou.

CCQS - Os Círculos de Controle de Qualidade – CCQs também marcaram presença na abertura do evento. Em 2023, 16 grupos apresentaram seus projetos de melhoria para a diretoria da Agrária e cinco deles serão premiados ao final do Seminário. Durante a abertura, foram conhecidas as iniciativas dos grupos Inovação, Malteando e Utilidades em Ação.

Diversão - A diversão ficou por conta do tradicional teatro do Seminário de Gestão. De forma bem-humorada, os colaboradores da Agrária contaram a história de Tião, um homem desatento que precisou passar por um susto para entender a importância das regras de segurança.

Espaço para as diferenças - No Seminário de Gestão 2023 a Cooperativa resolveu prestar uma justa homenagem a colaboradores portadores de deficiência, que diariamente provam que as limitações só existem quando não há espaço para o desenvolvimento individual de cada ser humano. Foram contadas por meio de vídeos as histórias dos colaboradores Misaeli Zanlorensi, Ediney Carlos Ida e Luciana Luiz Estevão Moraes.

Apresentação - A apresentação do evento ficou a cargo da colaboradora Keila Yasmin Lacerda Vicente. Ela tem nanismo, é estudante de Direito e na Agrária atua há mais de quatro anos como auxiliar administrativo no departamento de Gente e Gestão. “Temos que lembrar que a pessoa com deficiência tem condições de trabalhar de forma autônoma. É um mito achar que ela vai ter uma aparência diferente ou que vai precisar trabalhar de uma maneira totalmente adaptada. Precisamos pensar que o padrão é que cada um de nós é diferente, por isso, se tivermos oportunidades, vamos trabalhar de forma autônoma e plena”, esclareceu Keila. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados