AGRO: Ministro da Pesca e Aquicultura e governador em exercício visitam Unidade de Beneficiamento de Pescado e cooperado da Cocari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Unidade de Beneficiamento de Pescado da Cocari em Alvorada do Sul recebeu, no dia 15 de julho, a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do então governador do Paraná em exercício, Darci Piana, acompanhados por uma comitiva. Eles também visitaram a propriedade de um cooperado da Cocari em Bela Vista do Paraíso.

A visita teve por objetivo analisar as possibilidades de expansão do setor, com instalação de uma fábrica de farinhas, no mesmo terreno onde funciona a unidade de pescado, usando a expertise da Cocari, que já produz vários tipos de proteína animal e vem expandindo a atuação no mercado de pescados, com prospecção junto aos cooperados para dinamizar a integração e aumentar a produção. “Hoje nós estamos com um trabalho de prospecção de agricultores que possam entrar no mercado de tilápia, visando aumentar a nossa produção”, informou o presidente da Cocari, Marcos Trintinalha.

Expansão

A Fábrica, pleiteada junto ao Governo do Paraná e o Ministério da Pesca e Aquicultura, é uma indústria para processamento das vísceras, carcaças e cabeças que não são vendidos como produtos da indústria, mas como subprodutos. Atualmente esses materiais são comercializados para indústrias que processam esses itens, para originar farinha de vísceras.

Com o projeto de Integração à Piscicultura, a Cocari fomenta o cultivo de tilápias como uma importante opção de diversificação de rendas aos produtores.  E com a fábrica, a Cocari poderá utilizar essa outra unidade para gerar farinha de vísceras e resíduos de peixes, que é muito rica em proteínas, para utilizar na própria ração animal, indo para a fábrica de rações da cooperativa, sendo produzida internamente ou vendida beneficiada, com valor agregado à produção dos cooperados.

Experiências vitoriosas

O ministro reconheceu o trabalho realizado pelo Paraná e pela Cocari na Piscicultura com o cooperativismo. “São experiências vitoriosas, que podem e devem ser olhadas com muita atenção e carinho para serem replicadas pelo país inteiro”.

Darci Piana ressaltou que “o Paraná é líder nacional, responsável por 36% da produção nacional de tilápia e de 25% de toda a produção de peixes do país, o que torna o Estado uma referência na piscicultura brasileira. É uma atividade que tem crescido muito no Paraná por ser um produto com alta lucratividade que pode ser cultivado em paralelo com a soja, o milho ou a produção de outras proteínas animais”, afirmou.

O presidente da Cocari explicou que a fábrica de farinha visa melhorar a utilização de resíduos da indústria. “Esse fechamento de ciclo dos resíduos agrega valor, traz mais resultados para a planta industrial e faz com que se viabilize mais rápido”, ponderou.

Produção de riquezas, com responsabilidade ambiental

Sobre o crescente consumo de peixe, Trintinalha comentou que “a tilápia é uma proteína que tem muito a crescer no Brasil por ser uma carne que está entrando cada vez mais na dieta alimentar, e é importante divulgar isso e trazer pessoas que ajudam nas questões burocráticas de outorgas, mostrando os cuidados com o meio ambiente, e produzindo riquezas que ficam na região, no Estado e no Brasil”, acentuou.

Ofício

A Cocari entregou ao governador e ao ministro um ofício, no qual solicita a suspensão imediata das Portarias MPA 174/23 e 209/2024, que tratam sobre critérios para licenças aos aquicultores, com obrigatoriedade de cadastro no RGP.

O documento destaca que tanto o RGP quanto a Licença de Aquicultor, são medidas burocráticas que oneram o custo e aumentam a insegurança jurídica da atividade.

No ofício a Cocari reitera o pedido de apoio para que a cooperativa continue fomentando a atividade da Aquicultura em sua região de atuação e contribuindo para o crescimento da produção de tilápias no Paraná.

O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Alvorada do Sul e contou com o apoio da Cocari e de autoridades. “Trata-se de um projeto de grande relevância para o setor. Agradecemos ao prefeito Marcos Antonio Voltarelli e à deputada federal Luísa Canziani pelo apoio e confiança” declarou o presidente da Cocari.

Integração Cocari

A Cocari investe na piscicultura desde 2021, com o Projeto de Fomento, que visa auxiliar seus cooperados integrados na engorda e despesca da tilápia. Com consultoria técnica especializada, realizada pela equipe de fomento à piscicultura, o produtor recebe orientações a respeito do manejo, trato e pré despesca, visando atingir o melhor desempenho em seus lotes e os melhores resultados.

O cooperado de Bela Vista do Paraíso, Hélio Salomão, que teve a propriedade visitada pela comitiva, trabalha com cultivo de tilápia em tanque escavado, modalidade que se assemelham a piscinas cavadas na propriedade. O local conta com 5 represas e produz, anualmente, cerca de 200 toneladas de peixe.

Com equipamentos que automatizam o controle de oxigênio e a distribuição de ração dos tanques, a produção tem custos reduzidos e lotes mais uniformes de peixes. “Hoje eu consigo distribuir ração em um tanque inteiro em até oito minutos, cortando custos que eu teria com mão-de-obra e ganhando tempo”, explicou o cooperado.

Abate

Atualmente, a Unidade de Beneficiamento de Pescado da Cocari, em Alvorada do Sul, registra em torno de 1.200 ton/ano de abate – 1.500.000 cabeças/ano. Só em filé de tilápias, são 400 toneladas por ano, com perspectivas de ampliação.

O objetivo da Cocari é cooperar para que o produtor possa instalar na sua propriedade mais uma fonte de renda, oferecendo o apoio e o suporte, para que o resultado da atividade seja rentável e sustentável. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados