AGRO: Fornecedores da Argentina e do Uruguai participam do Dia da Experiência Agrária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agraria 04 08 2023Nos dias 27 e 28 de julho, o Distrito de Entre Rios, na região Centro-Sul do Paraná, recebeu um grupo formado por 40 pessoas, representantes de empresas que atuam na exportação de grãos e comercializam cevada com a Agrária Malte. Os fornecedores da Argentina e do Uruguai participaram do Dia da Experiência Agrária, evento realizado com a intenção de apresentar a estrutura física da cooperativa e seus principais processos industriais. “Nossa ideia é estar mais perto desses parceiros comerciais, mostrando a estrutura da Agrária, nossos planos de crescimento, apresentando as exigências dos nossos clientes quanto a qualidade e sustentabilidade da cevada”, explicou Alexandre Filipe Karkle, Coordenador Comercial de Commodities de Industrializados da Cooperativa.  

Programação - A comitiva argentino-uruguaia foi recepcionada no Centro Cultural Mathias Leh, onde pôde conhecer a história da Agrária e visitar o Museu Histórico de Entre Rios. No primeiro dia da visita, também foram apresentados números referentes às atividades agrícola da Agrária, informações sobre as pesquisas desenvolvidas pela Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), e ações de ESG (Environmental, Social and Governance) realizadas em setores internos e em propriedades de cooperados, por meio dos programas de gestão adotados pela Cooperativa. Para demonstrar o trabalho que é realizado, o grupo esteve nas Fazendas Porteira Velha e Socorro. “A maioria das propriedades com que trabalhamos na Argentina já segue os critérios de sustentabilidade que são requisitados pelos clientes da Agrária Malte. O que nos falta é organizar as informações, para poder demonstrar essas práticas”, afirmou Santiago Hermida, da empresa Campo Amor.

Debates - O segundo dia do evento concentrou suas atividades na Akademie IREKS & Agrária. A programação contou com discussões pautadas em temas como qualidade, rastreabilidade, mercado, melhoramento genético e armazenagem. A empresária Analaura Delissague Erro, da exportadora de grãos uruguaia Erro, destacou o profissionalismo com que o Dia da Experiência Agraria foi conduzido. “Percebemos que a Cooperativa avalia muitos critérios na hora da importação. Estou impressionada com a estrutura, com certeza é um evento que deve ser repetido”, disse.

Visita à Maltaria - A visita à Maltaria foi outro ponto que chamou atenção dos participantes. “Tenho contato com a Agrária há 14 anos e ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer sua maltaria. Essa estrutura, em meio a um lugar urbanizado, é algo fantástico”, destacou Emiliano Martinez, da ACA, uma associação de cooperativas da Argentina que reúne cerca de 50 mil produtores rurais e que, anualmente, comercializa, em média, 100 mil toneladas de cevada com o Brasil. (Assessoria de Imprensa Agrária)

 

Conteúdos Relacionados