AGRO: Festa da Árvore de Maio 2024 celebra tradição centenária em Entre Rios
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O momento é simbólico: por meio de uma antiga técnica, que utiliza diferentes “tesouras” de metal, dezenas de homens e rapazes da comunidade levantam o mastro de 25 metros, apenas com a soma das forças humanas ali presentes. O processo é lento e ritmado, mas gradativamente a Árvore de Maio, ornamentada com guirlandas e fitas coloridas, é fixada no jardim, ao lado do Centro de Eventos Agrária, onde permanece até o final do mês.
Praças - O processo se repete em cada uma das praças das cinco colônias de Entre Rios e representa o agradecimento da comunidade pela boa colheita. Trazida ao Brasil pelos descendentes de Suábios do Danúbio, a tradição festeja também o início da primavera no hemisfério Norte.
Festa da Árvore - É nesse contexto histórico e cultural que a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, mantida com apoio da Cooperativa Agrária, promove, nesta quarta-feira (01/05), a Festa da Árvore de Maio 2024. A programação tem início às 10h da manhã, justamente com a colocação do “Maibaum”, como é chamado em alemão. Na sequência e até o final do dia, são 20 apresentações culturais de dança e música, reunindo mais de 300 integrantes, entre 2 e 88 anos de idade. Neste ano, o evento contará também com a presença especial dos Grupos de Danças de Witmarsum (PR), que farão sua apresentação por volta das 12h30.
Culinária típica - Além dos grupos culturais, a culinária típica é outro atrativo irresistível, incluindo pratos como os famosos Gulasch (molho de carne de gado), Sarma (charuto de repolho), Schnitzel (bife suíno empanado), a típica linguiça Knacker e a Flammkuchen (pizza de massa fina da região de Baden). Para o almoço, a organização pede que se traga os próprios pratos e talheres. As delícias da praça de alimentação, que também venderá lanches, doces, bebidas e chopes artesanais durante todo o dia, são fruto da parceria entre a Fundação Cultural, a Aster (Associação de Turismo de Entre Rios) e as turmas do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.
Jogos germânicos - Para o entretenimento do público, estimado em 3.000 pessoas, haverá diversos jogos germânicos. Trata-se de brincadeiras típicas, como a competição do serrador, o levantamento de caneco para adultos, bem como pescaria, boliche suspenso e parque de diversões para as crianças. A visitação ao mirante do Centro de Eventos, com seus 36 metros de altura, é outro atrativo do dia.
Trajes - Além de uma imperdível oportunidade de troca cultural, a Maibaumfest 2024 oferece ainda possibilidade do público usar seus trajes tipicamente suábios e reviver uma cultura trazida há 73 anos do além-mar, vivenciada ainda hoje pelas novas gerações, com todos os simbolismos que ela carrega. A entrada é gratuita. (Assessoria de Imprensa do evento)
PROGRAMAÇÃO:
10h00 – Colocação da Árvore de Maio
10h45 – Grupos de Danças da Educação Infantil e Anos Iniciais - FCSB
11h30 – Grupo Amizade - FCSB
12h30 – Grupos de Dança de Witmarsum Infantojuvenil, Adulto e Terceira Idade
13h30 – Orquestra de Sopros – FCSB
14h30 – Grupos de Danças Folclóricas (Infantis, Juvenis, Adulto e Sênior)
16h00 – Grupo “Die Modlã”
17h00 – Grupo de Saxofones