AGRO: Convenção lembra histórico de inovações da Cocamar para alavancar crescimento

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cocamar I 29 11 2023Tendo como tema “Quem inova, cresce” e a participação de diretores, gestores das mais diferentes áreas e centenas de colaboradores, a Cocamar promoveu na manhã de sábado (25/11) no Transamérica Hotel, em Maringá (PR), a sua Convenção anual, em que estabeleceu as metas para o exercício 2024.  

Blocos - Ao longo do evento, que foi transmitido para 113 unidades de atendimento distribuídas nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, gerentes executivos alternaram-se para apresentar uma programação que foi dividida em quatro blocos, com cada um deles pontuando inovações que marcaram a história da humanidade ao longo das décadas e também da cooperativa.

Não foi por acaso - Tudo para demonstrar que as novidades tecnológicas, que mudaram a vida das pessoas e trouxeram praticidade ao trabalho, não surgiram ao acaso. A Convenção promoveu, ainda, interações com os colaboradores em vários momentos.

Desafios - Ainda na introdução, o presidente executivo Divanir Higino fez sua saudação aos presentes, em que ressaltou a inovação como uma das principais marcas da cooperativa e que a impulsiona para a superação de seus desafios e o crescimento. Ele agradeceu a presença de todos e a participação da empresa Bayer, tradicional parceira e patrocinadora do evento.

Pioneirismo - “O mundo em que vivemos hoje não se compara ao de 30 anos atrás e todas as mudanças nos atingem em cheio em nossas atividades”, frisou o presidente, lembrando que ao longo dos anos a Cocamar foi pioneira em muitas iniciativas.

Pix - Divanir aproveitou para mencionar um exemplo relativamente recente de inovação, o Pix: “até pouco tempo o uso do cheque era comum, logo substituído pelo cartão. Hoje, o mais comum é efetuarmos pagamentos por esse sistema, que representou uma grande revolução e está na palma da nossa mão”.

Revolucionário - “Todas as inovações da nossa vida foram pensadas por alguém que se dedicou em desenvolvê-las, geralmente a partir de necessidades”, acrescentou o presidente, completando: “a inovação nem sempre é algo revolucionário, ela pode estar associada a melhorar algo que já existe”.

Bloco 1 - Se de um lado, entre os anos 1960 e 1970, o mundo vibrou com a ida do homem à lua e viu a internet dar os seus primeiros passos, na Cocamar o ano de 1967 assinalou a sua primeira grande inovação: o investimento da cooperativa – que até então só lidava com café - em uma usina de beneficiamento de algodão, a qual acabou salvando a mesma da liquidação que parecia iminente.

Na vanguarda - E mais: em 1972, a Cocamar constrói o primeiro armazém graneleiro com fundo em V do Paraná, que impulsiona a mecanização de grãos pela região e, em 1979, instala a primeira indústria para a extração de óleo e farelo de soja de uma cooperativa paranaense.

Transformações - Com 40 anos de Cocamar, o superintendente de Operações, Osmar Liberato, chamou atenção para a pujança e as grandes transformações vividas pela cooperativa, algo com o qual, segundo ele, seus 46 fundadores jamais poderiam imaginar.

Bloco 2 - ilustrado por algumas inovações dos anos 1980 e 1990, falou-se sobre o desenvolvimento do telefone móvel e tempos depois de aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, hoje com 1 bilhão de usuários.

Gente incansável - “Todas essas inovações foram acontecendo ao longo dos anos, nada surgiu da noite para o dia, tudo foi fruto de pesquisas, de gente incansável que queria mudar o cenário. E aqui na cooperativa isso não foi diferente”, citou Vânia Almeida, gerente executiva de Marketing e Comunicação, que atuou na apresentação.

ILPF - Vânia lembrou que uma das iniciativas mais inovadoras da cooperativa, em meados dos anos 1990, foi a vanguarda no incentivo à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) no país, um sistema que hoje está consolidado como um dos grandes diferenciais competitivos da agropecuária brasileira, principalmente por seu apelo sustentável.

Indústrias - O superintendente de concessionária, Arquimedes Alexandrino, enumerou as várias indústrias construídas com o pioneirismo da Cocamar, entre as quais a indústria de fios de algodão, e programas como o incentivo ao café adensado e o plantio de canola no inverno.

Em viagem - E, fora do país, o superintendente administrativo e financeiro, Alair Zago enviou uma mensagem comentando sobre o quanto a inovação pode transformar uma empresa.

Bloco 3 - Com as inovações dos anos 2000 e 2010, foi mencionado, em especial, o espetacular avanço da internet que levou a um mundo conectado, inclusive com o aparecimento do Youtube.

Varejo - Na Cocamar, os anos 2000 foram de grande impulso no varejo, que expandiu seus produtos e sua marca para grandes redes de supermercados, conforme assinalou o superintendente de Negócios, Anderson Bertolleti.

LLS - E, em 2010, a cooperativa implementou a metodologia Lean Seis Sigma para reconhecer projetos inovadores criados por colaboradores, sendo que em 2018 foi implantado o Cocamar Labs, um verdadeiro laboratório de inovação.

Criatividade - Leandro Cezar Teixeira, superintendente de Relação com o Cooperado, destacou que foram muitos os momentos de criatividade na cooperativa, mas alguns se sobressaíram, como quando a Cocamar assumiu a concessão John Deere em 2016, época em que a cooperativa já contava com um amplo portfólio de negócios para atender o cooperado.

Viridian - A concessão permitiu ampliar essa linha de produtos também para máquinas e soluções integradas ao produtor. Leandro acrescentou ainda que foi nessa época que a cooperativa começou a desenvolver a sua marca de fertilizantes Viridian, hoje consolidada no mercado.

Bloco 4 - O vice-presidente executivo José Cícero Aderaldo destacou que o tema da Convenção, “Quem Inova, Cresce”, será lembrado durante todo o ano de 2024, “uma vez que as inovações é que empurram o ser humano para a frente, assim como têm tornado as nossas tarefas muito mais fáceis de serem executadas".

Ficou para trás - "Elas fazem com que nossos hábitos e o modo de vida sejam mudados”, disse Aderaldo, citando, como exemplo uma viagem em família que, até em um passado recente, requeria equipamentos como uma máquina fotográfica e uma filmadora para registrar os momentos, o que passou a ser feito apenas com o aparelho celular, além de manter as pessoas conectadas.

Era difícil telefonar - Aderaldo lembrou também da dificuldade que havia antigamente, na cooperativa, para se fazer uma ligação telefônica internacional, por ser muito cara, o que hoje se tornou possível a um simples toque de dedo e sem custos, com o celular.

Simplicidade - “Há inovações muito simples que melhoram a rotina e causam tanto impacto quanto as grandes invenções”, pontuou, se recordando de empresas que se desenvolveram a partir de ideias simples num tempo em que praticamente não havia tecnologias, caso do MacDonald’s, nascida de uma pequena lanchonete e que se transformou em uma rede mundial.

Metas - Por fim, o vice-presidente apresentou as metas das diversas áreas da Cocamar para o ano de 2024, dentre as quais alcançar um faturamento de R$ 14 bilhões, o último passo para, no ano seguinte, fechar o ciclo 2020/2025 do planejamento estratégico em R$ 15 bilhões. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

 

 

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