AGRO: Consultoria especializada do Programa Sou Mais Cocari inclui manejo de fungicidas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 21 12 2023Fenômenos climáticos não podem ser evitados, mas podem ter suas consequências amenizadas quando o produtor é bem orientado. Os cooperados que aderem ao programa Sou Mais Cocari têm à disposição, entre outros serviços, o manejo de fungicidas, com dicas dos consultores do Departamento Técnico (Detec) para enfrentar doenças fúngicas.

Doença fúngica - Quando se fala em doença fúngica, a mais temida é a Ferrugem Asiática, que em ano de El Niño, com chuvas persistentes, como as ocorridas no Paraná, deixaram em alerta os produtores de soja. O controle de fungicidas, a adoção do vazio sanitário e a semeadura precoce são algumas estratégias para fugir do problema. Mas a umidade pode acarretar o surgimento de outras doenças fúngicas.

Atenção aos intervalos - Na região da Cocari, em Campos Gerais, houve atraso nos plantios, devidos às fortes chuvas e há algumas áreas com replantio, o que vai exigir o manejo com fungicidas.

Alerta - O supervisor do Detec, Alison Fabri, alerta para que os produtores levem a sério o intervalo de aplicação, devido ao risco de outras doenças. “É importante não ultrapassar o limite de 15 dias entre uma aplicação e outra. Estamos em ano de chuvas acima da média, ano de El Niño, e isso propicia o desenvolvimento do mofo branco”, aponta.

Aplicações antecipadas - Ele destaca a necessidade de atenção dos produtores às aplicações de fungicidas antecipadas, aplicação V0, importantíssimo para o manejo da cultura.

Primeira aplicação - Fabri aconselha também que a primeira aplicação de fungicida deve ser realizada no momento das primeiras flores da cultura. A segunda com 7 a 10 dias, no máximo. “Além disso, precisamos monitorar as áreas de atuação da cooperativa para posicionar os melhores produtos e sempre acompanhar as aplicações com produtos protetores. Nossos agrônomos estão atentos à aplicação de produtos preventivos para a doença”, destaca.

Unidade - Para aderir ao Sou Mais Cocari e usufruir dos benefícios do programa, o cooperado deve procurar a unidade da cooperativa mais próxima para orientação. (Assessoria de Imprensa Cocari)

 

Conteúdos Relacionados