AGRO: Cocari celebra o Dia Mundial do Café com homenagem à história das famílias cafeicultoras

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 15 04 2024Em 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café, cultura que originou a fundação da Cocari e segue sendo cultivada por inúmeras famílias da área de atuação da cooperativa, gerando emprego, desenvolvimento e nutrindo a confiança dos cafeicultores na cooperativa.

Tradicional - A família Piasentin é uma das representantes das famílias tradicionais da cafeicultura na região de Mandaguari. Os irmãos José Geraldo, José Osmar e José Otávio personificam o amor inabalável que move os produtores pioneiros da região.

Início - José Geraldo conta que a família Piasentin chegou à região em 1951 e relembra a rotina, que envolvia as crianças desde muito cedo. “Fomos tocando o café todos os anos, direto, plantando, zelando. Muitos até levavam os pequenos para a roça e colocavam para dormir debaixo do pé de café”, recorda.

Recordação - José Osmar recorda a infância no cafezal e afirma que os filhos seguem no mesmo caminho. “Desde criança eu já ia limpar tronco nas lavouras que o meu pai plantava. E hoje continuamos na colheita. Meu filho também já gosta de mexer com café e, hoje, as novas técnicas já favorecem mais para dar sequência no trabalho que já vem de longe na família”, destaca.

Futuro - José Otávio acredita que o futuro dos cafeicultores tem sido guiado rumo às conquistas que a cafeicultura alcança. “A gente vê que tudo que nossa família tem foi conquistado com o café, que é uma cultura muito boa na nossa região. Temos que preservar isso”, enfatiza.

Conhecimento - Como testemunha de toda a transformação que a tecnologia proporcionou aos cafeicultores, José Otávio é consciente de que a busca pelo conhecimento não pode parar.

Confiança - Com as memórias da história de sua família e de tantas outras que desbravaram a região de Mandaguari, dando origem à cafeicultura forte que persiste até os dias de hoje, ele olha para o passado com saudades, mas olha para o futuro com confiança. “Eu vejo as histórias, as fotos que mostram como era sofrida a colheita. Tinha que pegar escada para colher, era tudo manual, na peneira. Eu vou querer fazer uma faculdade de Agronomia para aprender cada vez mais sobre como produzir com qualidade, aprender sempre a pegar um grão melhor. E a tecnologia vem ajudando a gente, cada vez mais, a desenvolver um grão perfeito”, conclui.

Homenagem - A Cocari homenageia os cafeicultores que, de geração em geração, ajudam a escrever a história da cafeicultura, tecendo trajetórias inspiradoras. Parabéns a todos os cafeicultores! (Assessoria de Imprensa Cocari)

 

Conteúdos Relacionados