AGRO: Cocamar promove Dia de Campo sobre Mandioca com palestras e giro técnico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com mais de 220 participantes, entre produtores, técnicos, colaboradores e especialistas, o 1º Dia de Campo sobre a Cultura da Mandioca foi promovido pela Cocamar no dia 31/8 em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Guairaçá, região de Paranavaí, tendo como parceiros o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), a Embrapa e a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste Paulista).  

Palestras - A programação constou de palestras sobre os temas Manejo de Plantas Daninhas (proferido pelo Prof. Dr. Neumárcio Vilanova da Costa, do Departamento de Agronomia da Unioeste), e Mercado de Mandioca (com o analista Fábio Felipe, do Cepea) e um giro técnico dividido em três apresentações.

Temas - Uma delas foi sobre a linha de foliares Viridian, produzidos pela Cocamar e direcionados para a cultura da mandioca; outra, a amostragem de solo e o plantio com GPS, com a equipe da Cocamar Máquinas; e a terceira, Plantio Direto, utilizando uma máquina adaptada com sensores de plantio para redução de falhas, a cargo do pesquisador Mário Takahashi, do IDR/PR.

Gargalos - Conforme explicou a coordenadora de culturas perenes e mandioca da Cocamar, engenheira agrônoma Amanda Caroline Zito, responsável pelo evento, o manejo de plantas daninhas está entre os maiores gargalos da cultura atualmente, sendo muito dependente de capina.

Esclarecidos - Por isso, para direcionar melhor a palestra, vários questionamentos foram elaborados a respeito do manejo, com os produtores que integram a Câmara Técnica de Mandioca, e esclarecidos pelo professor.

Alto nível- “O Dia de Campo apresentou um alto nível técnico, com muita informação importante para os produtores”, resumiu o superintendente de Relação com o Cooperado, Leandro Cezar Teixeira, que participou da abertura, representando a diretoria da cooperativa.

Conteúdos Relacionados