AGRO: Cocamar prestigia homenagem a Bartz em Rolândia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã dessa segunda-feira (23/10), em que foi comemorado o Dia Nacional do Plantio Direto, o município de Rolândia – no norte do Paraná - prestou uma homenagem ao precursor do sistema de plantio direto no Brasil, o produtor Herbert Arnold Bartz (1937-2021).

Participação - Realizado no Museu Municipal de Rolândia, com a presença de várias autoridades, entre as quais o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o evento contou com a participação da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, representada pelo seu superintendente de Relação com o Cooperado, Leandro Cezar Teixeira, o gerente regional de negócios, Nilton César Martins, o gerente executivo técnico Renato Watanabe e o gerente de unidade local da cooperativa, Itamar Ansilieiro.

Busto - Durante a solenidade foi inaugurado um busto em homenagem a Bartz, considerado um dos nomes mais importantes da história da agricultura brasileira, uma vez que por meio de sua iniciativa o Brasil deu início em 1972 – portanto há 51 anos – a uma nova revolução verde baseada na sustentabilidade, sem revolvimento do solo, manutenção dos restos culturais da safra anterior e em rotação de culturas. O exemplo de Bartz foi seguido por outros pioneiros, como Frank Dijkstra, Manoel Henrique Pereira (Nonô Pereira) entre outros produtores na época.

 

Benefícios - Com isso, ele conseguiu resultados positivos que logo apareceram na produtividade da soja, na conservação do solo – minimizando o risco de erosão, um dos graves problemas da época – e economia com menos uso de maquinários.

Personalidade - Da desconfiança inicial, a propriedade de Bartz começou a receber a visita de produtores que percebiam os benefícios do plantio direto. Não demorou muito para que o sistema ganhasse adeptos e, ao longo das décadas, se espalhasse pelo Brasil e países da América do Sul, fazendo de seu introdutor uma personalidade respeitada país afora e, mesmo, em nível internacional.

Atualmente - De acordo com a Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha, o sistema de plantio direto soma atualmente 36 milhões de hectares no país e pode sequestrar até 56 milhões de toneladas de CO2 equivalente. O objetivo da entidade é que este sistema alcance 75% da área plantada no país até 2030. O Plantio Direto é uma das metas do Plano ABC+ para promover a redução das emissões dos gases de efeito estufa. (Com informações da Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados