AGRO: Cocamar perde o pioneiro Edmundo Pereira Canto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocamar I 18 09 2023Um dos 46 fundadores da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, em 1963, o advogado Edmundo Pereira Canto faleceu na manhã de sábado (16/09), em Londrina (PR), aos 102 anos, onde seu corpo foi cremado no final da tarde.

Conselho de Administração - Além de ter participado da fundação da entidade na condição de procurador do sogro Alfredo dos Santos, que era cafeicultor na região de Maringá, mas residia no Rio de Janeiro, Edmundo fez parte do primeiro Conselho de Administração da cooperativa e em 1965 passou a fazer parte da diretoria na função de diretor secretário, cargo que exerceu por pouco tempo, tendo optado por retornar ao seu trabalho como pioneiro da advocacia em Maringá (onde foi fundador e o primeiro presidente da OAB) e professor da faculdade de direito.

Homenagem - No dia 9 de abril de 2018, então com 97 anos, lúcido e bem-disposto, Edmundo foi homenageado pela Cocamar em seu estande durante a Exposição de Londrina, cidade para onde se transferiu com seus familiares havia muitos anos.

Declaração - Em depoimento para o livro “Cocamar, sua história, sua gente” (1988), de Elpídio Serra, Edmundo declarou que a ideia de fundação da cooperativa foi amadurecendo e muitas reuniões aconteceram com a sua participação e a presença “de pelo menos vinte pessoas, todas ligadas à cafeicultura”. Os primeiros encontros nem tiveram registro em ata, o que só passou a ser feito a partir do momento em que os planos já estavam suficientemente definidos e as providências preliminares mais ou menos estabelecidas. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

 

Conteúdos Relacionados