AGRO: Certificação ISO 9001 reforça qualidade das Sementes Cocari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 08 08 2023Recentemente, a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cocari em Faxinal recebeu a certificação ISO 9001. A conquista garante à Cocari os mais altos níveis de qualidade, e se compromete com a melhoria contínua em seus processos de produção. De acordo com a gerência da unidade, diversas adaptações e mudanças precisaram ser feitas, sendo as maiores delas envolvendo a organização e a padronização dos trabalhos entre os colaboradores.

Melhoria e adequação - Para a conquista da certificação, foram dois anos de trabalho para melhoria e adequação dos processos de beneficiamento de sementes. As melhorias incluíram contratação e treinamento de pessoal, mapeamento de pontos fortes, oportunidades, fraquezas e ameaças para o setor de sementes, levantamento de riscos que poderiam interferir na produção e qualidade, além de descrição detalhada dos processos que já eram realizados na UBS, por setores.

Mudança na mentalidade - O gerente da UBS, Marcelo Guerra, aponta que o principal desafio na obtenção da certificação foi a mudança na mentalidade dos colaboradores. “Fizemos algumas mudanças estruturais pequenas no prédio da UBS para nos adequarmos, mas a grande mudança mesmo foi na conduta dos profissionais. Tivemos que realizar algumas modificações mais profundas na organização e padronização dos nossos processos, envolvendo todos os setores. Tivemos que realizar também ajustes nas nossas equipes para deixá-las mais alinhadas à novas exigências, inclusive contratando profissionais com experiência em trabalhar dentro das determinações da ISO 9001”.

Fiação Cocari - Outra unidade da Cocari, a Fiação Cocari, auxiliou a UBS na obtenção da certificação. A Fiação Cocari, que já possui a ISO 9001, contribuiu para sanar dúvidas da equipe da UBS de Faxinal envolvida na certificação.

Auditoria completa - Em maio de 2023, uma auditoria completa foi realizada na unidade e, sem nenhuma não conformidade, a certificação ISO 9001 foi concedida. “Alcançar esta certificação traz mais segurança ao cooperado da Cocari, que tem a certeza de estar recebendo sempre sementes de qualidade, com as mais altas tecnologias de beneficiamento do mercado”, diz o gerente.

Trabalho - Mas, mesmo com o certificado em mãos, Marcelo explica que o trabalho está longe de acabar. “Tão difícil quanto obter a ISO 9001 é mantê-la. Por isso, a cobrança por organização, padronização e limpeza é constante. Além disso, novos investimentos em estrutura física devem acontecer em breve, para que possamos continuar crescendo cada vez mais e sempre atingindo os maiores índices de qualidade no setor”. (Assessoria de Imprensa Cocari)

 

Conteúdos Relacionados