AGRO: Benefícios do bem-estar animal são levados a motoristas e carregadores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

coopavel 01 04 2024O bem-estar animal é um conjunto de normas que ganha espaço em todo o mundo e é praticado há muitos anos na Coopavel. Na semana passada, o setor de suínos da cooperativa envolveu motoristas e equipes de carregamento em uma palestra com o médico veterinário Cleandro Pazinato, que esteve em Cascavel (PR), por meio de uma parceria com a Vetanco.

Referência - Com mais de 30 anos de experiência, Cleandro é considerado uma referência nos temas da suinocultura. “Somente em bem-estar animal já são duas décadas de aprendizado e de transmissão de conhecimentos”, afirma ele. O respeito às limitações dos animais, que são levados para o abate depois de permanecer por 110 dias em baias com pouco espaço para locomoção, conta muito no processo.

Equipamentos - Não se deve utilizar equipamentos que possam machucar os suínos nem empregar métodos que produzam estresse. Quanto mais as práticas do bem-estar estiverem presentes, melhores serão os resultados para o criador, à cooperativa e aos consumidores, conforme Cleandro. Os motoristas foram orientados sobre manutenção correta do caminhão, limpeza das caixas de transporte e da observação da normativa 113, que aborda o tratamento que deve ser dispensado aos animais.

Maquete - As equipes de carregadores, por sua vez, tiveram treinamento com uso de maquete e informações sobre padronização de manejo e forma correta de cuidados com os suínos. “É preciso entender respostas e comportamento, evitando estresse que pode levar a brigas e a prejuízos”, diz o médico veterinário da área de Fomento de Suínos da Coopavel, Gustavo Bernart. Em breve, um treinamento vai ser destinado a criadores de suínos integrados à cooperativa. (Assessoria de Imprensa Coopavel)

 

Conteúdos Relacionados