AGRISHOW: Expectativas promissoras para a Agrishow 2008

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A 3ª maior feira agrícola do mundo, a Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, de Ribeirão Preto-SP, será realizada de 28 de abril a 3 de maio, poderá movimentar este ano R$ 800 milhões na comercialização de máquinas, implementos e outros produtos negociados dentro do evento. A informação é do ex-Ministro da Agricultura e presidente do Conselho Consultivo da Agrishow, Roberto Rodrigues. Otimista com a nova fase da Agrishow, ele conta que este ano a mostra terá 745 expositores, dos quais 45 serão participantes estrangeiros, que estarão apresentando novidades tecnológicas para um público estimado de 140 mil pessoas, nos 132 mil m² de área de estandes. No ano passado, a feira movimentou R$ 710 milhões.

Lula - Rodrigues confirmou a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no evento, dia 2 de maio, sexta-feira. Ainda faltando definir o horário da visita. O governador de São Paulo, José Serra, também visitará a Agrishow - a data, porém, ainda não foi definida. O ministro da Agricultura, Reinold Stephanes, confirmou presença para o dia 29 de abril, terça-feira. Rodrigues disse em entrevista coletiva, que a organização ainda tenta atrair outras autoridades, como a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. "Estamos na expectativa da vinda dela. A ministra tem interesse em ver a feira e conhecer os projetos que temos em mente", revelou.

Expectativas promissoras - Segundo Rodrigues este ano o objetivo é recuperar as origens da mostra e transformá-la novamente em uma feira do agronegocio, das cadeias produtivas da terra. Ele empolga-se afirmando que os visitantes verão uma feira embalada pela recuperação do agronegócio brasileiro após três anos de crise. "Dividimos a feira em dois capítulos. O primeiro estratégico, político, a longo prazo, com a nossa coordenação, e o outro no que tange à área executiva da feira, que ficará à cargo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, nova promotora do evento".

Agricultura Familiar - Este ano a Agrishow deverá ter também um espaço maior para a agricultura familiar. "Juntamente com a Fetaesp estaremos fazendo a articulação complementar de toda a cadeia produtiva, independente do tamanho do produtor e sua capacidade econômica e política. Todos serão abrigados pela Agrishow daqui para frente", garantiu Roberto Rodrigues. A partir deste serão três feiras dentro da Agrishow. Além da agricultura familiar, serão as de sustentabilidade e suas questões ambiental, social e econômica, e a terceira o Centro de Excelência Mundial em Agroenergia. "Os preços agrícolas estão aquecidos e a expectativa é de que esse panorama permaneça por mais cinco anos aproximadamente, o que estimula o produtor a investir em tecnologia", explicou Rodrigues. Para ele, o anúncio de safra recorde e o aumento da demanda por alimentos no mundo vão aquecer os negócios na feira. (da Assessoria)

Conteúdos Relacionados