AGRINHO 2023: Sistema Ocepar participa da cerimônia de premiação do concurso, nesta segunda-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agrinho 30 10 2023Os vencedores do Concurso Agrinho 2023 estão sendo revelados, nesta segunda-feira (30/10), durante cerimônia que ocorre no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As atividades tiveram início a partir das 8h. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, participam do evento, que reúne cerca de 4 mil pessoas, entre alunos, pais, professores, diretores, representantes da comunidade escolar e autoridades. De acordo com a organização, é o maior público para a premiação do Programa Agrinho desde a sua criação, há 27 anos.

Seleção - Nesta edição, o Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema Faep/Senar-PR, selecionou para fase final 6.098 trabalhos para o concurso, dentro das cinco modalidades: Agrinho tradicional, Redação Paraná, Programação, Robótica e Colégio Agrícola. O tema deste ano é “Ações que transformam o mundo”, alinhado com a discussão global em torno do ESG (sigla em inglês para designar sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa).

Tradicional - O Agrinho tradicional segue de forma similar aos anos anteriores, com as categorias Desenho Apae e Classe Especial, Desenho para 1º ano do Ensino Fundamental I das redes pública e particular, Redação para Ensino Fundamental I da rede pública, Redação para Ensinos Fundamental I e II da rede particular, Experiência Pedagógica para Apae e redes pública e particular, Relato Escola Agrinho para redes pública e particular, e Relatório Município Agrinho para rede pública.

Demais modalidades - As demais modalidades, resultado de uma parceria entre o Sistema Faep/Senar-PR e a Secretaria da Educação do Paraná (Seed), são destinadas, exclusivamente, aos alunos da rede estadual de ensino. Redação Paraná, Programação e Robótica abrangem os estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio, enquanto a categoria Colégio Agrícola – novidade nesta edição – é voltada a estudantes de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante Técnico Agrícola/Agropecuário da rede pública do Paraná.

Homenagem - Durante a cerimônia, os alunos e professores premiados nas 14 categorias do concurso estão recebendo uma homenagem. Uma novidade desta edição é a inclusão de uma premiação regional do 1º ao 3º lugar para cada categoria do Agrinho tradicional, além da estadual. Também há uma premiação para os Embaixadores de Programação, profissionais dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) que mais tiveram engajamento junto às escolas nesta categoria do concurso.

Total - No total, serão mais de 1,8 mil prêmios, entre celulares smartphones, tablets, chromebooks e projetores multimídia, além de três automóveis para os professores vencedores da categoria Experiência Pedagógica.

O Programa Agrinho - O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, resultado da parceria entre o Senar-PR, Faep, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Agricultura e do Abastecimento, da Justiça, Família e Trabalho e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, bem como com a colaboração das Prefeituras municipais e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

Proposta pedagógica - Concebido em 1995, foi à campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.

Instrumento - Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. Desde o início, os professores e alunos recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho, a cada ano, esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade. (Com informações do Sistema Faep/Senar-PR)

 

Conteúdos Relacionados