AGRICULTURA: Assinada resolução que regulamenta o uso do solo no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 300 profissionais participaram, na última sexta-feira (03/09), na Associação dos Engenheiros Agrônomos, em Campo Mourão, do Seminário estadual sobre o uso e conservação de solos. O evento foi aberto com a presença do governador Orlando Pessuti, do secretário estadual da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha, do diretor da Ocepar e presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, do diretor da Faep, Nelson Teododo, entre outras autoridades. Na oportunidade foi assinada a resolução que regulamenta a utilização do solo no Paraná, imputando responsabilidades tanto aos produtores rurais quanto aos técnicos que os orientam.

Retomada - "O objetivo do seminário foi o de motivar e forçar o setor agropecuário a retomar os trabalhos de conservação de solos iniciados no Paraná na década de 70. O Estado foi modelo para todo o Brasil. Porém, depois da consolidação do plantio direto e da redução drástica da perda de solo, o setor deixou um pouco de lado os cuidados com sistematização e com o terraceamento", explica o analista da gerência técnica e econômica da Ocepar, Robson Mafioletti, que participou do evento.

Pesquisa - Ainda de acordo com ele, pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresentaram o trabalho "Espaçamentos entre terraços em plantio direto" e a surpresa foi a manutenção dos mesmos espaços entre terraços já recomendados pelo próprio Iapar e pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) "O que o setor aguardava era uma certa redução do número de terraços, dado que o plantio direto, feito sobre a palhada, ameniza o escorrimento de água. Mas o diretor técnico do Iapar, Arnaldo Colozzi, informou que daqui a dois anos teremos novos estudos e, possivelmente, novidades nesta área", disse Mafioletti.

Cooperativas - A apresentação do sistema cooperativista foi feita no seminário pelo engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, que mostrou a evolução dos trabalhos dentro do setor com inúmeros exemplos, tanto da Coamo como das demais cooperativas, e também utilizou materiais da Ocepar para detalhar bem o assunto. O diretor da Ocepar e presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, também frisou, na abertura do seminário, o trabalho das cooperativas, o número de profissionais que atuam no campo - 1.450 - e as atividades da Coamo na melhoria da região, combatendo os três problemas que têm em suas iniciais a letra "s":  samambaia, saúva e sape.

Conteúdos Relacionados