AGRÁRIA: Procissão Luminosa abre a Festa da Cevada 2008

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começaram na quarta-feira (8/10), no distrito de Entre Rios (Guarapuava), os eventos da Festa da Cevada 2008. O primeiro ponto da programação, a Procissão Luminosa, reuniu, por volta das 19h, na Praça Nova Pátria, na Vitória, dezenas de pessoas. Participaram também grupos culturais da Fundação Suábio-Brasileira, como o Coral Suábio e a Orquestra de Sopros de Entre Rios. Conduzida por religiosos, a procissão começou no marco da imigração dos suábios do Danúbio para o Brasil, um monumento em mármore situado no centro da praça, onde o coral se apresentou. Em seguida, os participantes caminharam até uma cruz, instalada nas proximidades e assistiram apresentação da orquestra em frente ao prédio da Agrária, cooperativa que promove a festa.

Encerramento - O ato religioso se encerrou na Igreja São Miguel, agradecendo a Deus por graças recebidas e por boas colheitas. Uma coroa feita com plantas de cevada simbolizou na celebração o sentido do evento: a Festa da Cevada segue uma tradição que existe em alguns locais da Alemanha, onde os habitantes, no mês de outubro, se reúnem nas chamadas festas de agradecimento às colheitas, carregando coroas confeccionadas com espigas de cereais, para expressar o agradecimento pelas boas safras.

Noite cultural - Hoje a programação da festa prossegue com a Noite Cultural: a partir das 20h, diversos grupos de música da Fundação Suábio-Brasileira, formados por crianças, jovens e adultos, se apresentam no Centro Cultural Mathias Leh. Também subirá ao palco o grupo de teatro Thomas Schwarz.  A Festa da Cevada traz, ainda, no Setor Industrial da Agrária, Peixada e Baile Suábio, dias 10/10 e 11/10. No encerramento, dia 12/10, a partir das 11h, também no Setor Industrial, a atração é o Almoço Típico promovido pela Comunidade Luterana da Cachoeira, com cardápio à base de Gulasch e estrogonofe e a presença de grupos de danças típicas dos suábios. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados