AGRÁRIA: Palestras motivacionais e premiações encerram o Seminário de Gestão 2022

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na última sexta-feira (09/09), aconteceu o encerramento do Seminário de Gestão Agrária 2022. Os colaboradores da Cooperativa lotaram Centro Cultural Mathias Leh, no Distrito de Entre Rios (PR), para acompanhar os concursos de desenhos e paródias, a premiação dos grupos de CCQ (Círculos de Controle de Qualidade), e as palestras com Geraldo Rufino e Caio Giachetti.

Como foi o Seminário - Durante a semana, foram realizadas várias ações ligadas ao Seminário. Gestores de diferentes áreas participaram de um treinamento sobre Observações de Segurança. Os multiplicadores do programa SafeStart®, metodologia que visa a implantação de uma cultura de segurança em todas as áreas da Agrária, também estiveram reunidos, para conversar sobre o andamento das atividades e compartilhar experiências. “Se não tivéssemos os multiplicadores, não poderíamos desenvolver esse trabalho em todos os setores”, declarou a coordenadora do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Cooperativa, Narjara Coelho Dittert.

História inspiradora - A tarde do dia 09 começou com a história inspiradora do empresário e palestrante Geraldo Rufino. Ele falou sobre sua trajetória, de menino que catava lixo e se transformou em um Catador de Sonhos, tornando-se proprietário da maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina. “Todos nós somos extraordinários. É preciso olhar para dentro de si e descobrir quem você é”, afirmou Rufino.

Votação - Na sequência, foi realizada a votação dos vencedores do concurso de desenhos e frases. Os cinco trabalhos pré-selecionados foram apresentados ao público, que pôde escolher seu favorito. O primeiro lugar ficou com a colaboradora Daiane Medeiros, da Gerência de Operações e Logística.

Lançamento - O Seminário ainda abriu espaço para o lançamento do Programa Alimento Seguro. A iniciativa tem o objetivo disseminar a cultura de segurança de alimentos a todas as áreas da Agrária, fortalecendo interna e externamente a imagem da cooperativa.

Melhor aproveitamento - As mudanças feitas pelos grupos de CCQ no último ano resultaram em um aproveitamento melhor das estruturas da Cooperativa e, consequentemente, na diminuição de tempo e de custos na execução de diversos processos. Por isso, cinco projetos foram premiados pela Diretoria Executiva da Agrária. Destaque para a ação de Distribuição das Rações a Granel, elaborada pela equipe do setor de logística, que recebeu o primeiro lugar.

Fechamento - Fechando as palestras do dia, o palco do Centro Cultural contou com a presença de Caio Giachetti. Empreendedor nômade, como se autodenomina, ele já visitou 29 países. Com uma caixa de ferramentas, recheada de brigadeiros, sua proposta é consertar o dia das pessoas. Durante toda semana ele esteve visitando os setores da Agrária, levando uma mensagem de otimismo para os colaboradores. “O bom relacionamento com as pessoas mantém as portas abertas. Estamos sempre ocupados com tantas coisas que nos esquecemos de nós mesmos”, disse.

Música, diversão e conscientização - Um dos momentos mais esperados do Seminário de Gestão foi o concurso de paródias. Este ano, pop, rock, sertanejo e gauchesco foram os ritmos escolhidos pelos participantes para levar ao público mensagem a respeito das Regras de Ouro de Segurança, do uso correto dos EPIs e do ESG.

Escolha - Ao contrário de outras ocasiões, quando um júri selecionava as canções premiadas, nessa edição a escolha coube ao público que acompanhava o evento de maneira presencial e on-line. O primeiro lugar ficou com a canção A maior do Brasil, escrita e interpretada por José Denilson das Chagas. Auxiliar de Serviços Gerais no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina desde 2012, o colaborador participa anualmente do concurso. “Já fui premiado duas vezes, mas nunca em primeiro. Confesso que fiquei um pouco surpreso. A segurança faz parte das minhas atividades, por isso não é algo que eu só canto, é algo que eu pratico todos os dias”, comentou.

Empenho e engajamento - Ao encerrar o Seminário de Gestão 2022, o Diretor-Presidente da Agrária, Jorge Karl, enfatizou o empenho e engajamento da equipe da Cooperativa como um diferencial. Ele também ressaltou que eventos como esse são grandes oportunidades para promover os valores da Agrária e conscientizar o colaborador sobre a importância do trabalho seguro. “Infelizmente ainda não atingirmos a meta de Zero Acidente, mas sabemos que é possível. É por isso que trabalhamos para que a segurança faça parte da nossa cultura”, concluiu. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados