AGRÁRIA: Novo site destaca produtos, ações culturais e presença na comunidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Agrária ativou, na noite de terça-feira (29/05), seu novo site na internet mantendo o mesmo endereço: agraria.com.br. A nova página eletrônica, que substitui a anterior, na rede desde 2005, apresenta não apenas um novo layout, mas foi totalmente reestruturada em termos de localização de links, textos e imagens, para atender às necessidades atuais: divulgar a Agrária junto aos cooperados e ao público em geral.

 

Ferramenta - Ao implantar a mudança, a cooperativa considerou ainda que o site é uma ferramenta utilizada pela imprensa para conhecer e compreender a linha de trabalho da cooperativa. Também, para destacar produtos para clientes potenciais, contextualizar a presença da Agrária na comunidade do distrito de Entre Rios (Guarapuava/PR) e ressaltar as ações para a preservação da cultura dos fundadores da cooperativa, os suábios do Danúbio – imigrantes de origem alemã.

 

Áreas - Por isso, ao acessar agraria.com.br, o internauta já perceberá uma das principais novidades: uma página inicial estruturada em três áreas: “Comunidade”, “Cooperativa” e “Cultura”. Para ver as informações da Agrária, por exemplo, o público deverá clicar sobre o ícone “Cooperativa”.

 

Conteúdo reformulado - O conteúdo da Agrária também foi reformulado, ressaltando a produção agroindustrial e os produtos da cooperativa. Nos banners, na parte superior das páginas, imagens apresentam atividades agroindustriais – o mesmo espaço será utilizado para destacar eventos como o Dia de Campo de Verão ou o WinterShow, entre outros. Pensando-se nos cooperados e no público externo, maior destaque foi atribuído a links como “Portal do Cooperado”, “Assistência Técnica” e “Trabalhe Conosco”, realocados no alto da página. Em “Assistência Técnica”, o cooperado continua a possuir um canal de comunicação com seu agrônomo, por meio de uma lista de telefones e e-mails.

 

Sites específicos - Na barra de links de produtos e unidades, é possível acessar os sites específicos da Agromalte, da Fábrica de Rações e do Moinho de Trigo. Na mesma faixa, destacam-se ainda produtos como sementes e o óleo e farelo de soja. O site específico da Indústria de Óleo e Farelo se encontra em construção neste momento.

 

Novidade - Ainda na primeira página da área “Cooperativa”, o público em geral e os jornalistas que procurarem por informações, também verão uma novidade. Agora, as informações estão dispostas em dois quadros: à esquerda, as notícias específicas da Agrária; à direita, notícias do agronegócio. Divulgando matérias da Agência Estado (AE), o espaço de informações do agronegócio é atualizado diariamente. Já o quadro de notícias da Agrária passa por atualização eventual. Para jornalistas, outra funcionalidade deverá facilitar a cobertura de fatos da cooperativa: no link “Imprensa”, ao lado das notícias da Agrária, haverá o link “Fotos para Download” – será possível baixar fotos com qualidade suficiente para a impressão (num primeiro momento, com resolução máxima de 6 megapixels). Ainda na primeira página de “Cooperativa”, o internauta encontra outra inovação: o site passa a publicar uma versão eletrônica do Informativo Agrária (revista mensal que destaca acontecimentos da cooperativa). É possível “folhear” edições do mês e as anteriores.

 

Relatório anual - Ao lado do ícone do Informativo, encontra-se agora também o relatório anual da Agrária, numa versão em PDF (Cooperados, público em geral e imprensa devem recordar, no entanto, que o Informativo, por ter espaço limitado, traz apenas uma parte de todas as notícias que a Agrária produz. Mesmo antes da nova página eletrônica, a Cooperativa já vinha divulgando boa parte de suas informações em seu site).

 

Perfil - Outra alteração visou deixar todos os links mais objetivos: textos que apresentam, em poucas linhas, o perfil da Agrária, a história da cooperativa e as atividades no campo e na indústria. No link “Quem somos”, o site apresenta também link para uma nova área: “Agrária em Números” – ali, o público e a imprensa encontrarão, num único local, os principais números da Agrária (dados do relatório anual).

 

FAPA - Considerando-se ainda a demanda de informações por parte de cooperados, comunidade, jornalistas e acadêmicos de cursos superiores ligados ao agronegócio, o link “Pesquisa”, além de um breve perfil da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), com informações e contatos dos pesquisadores, apresenta os principais eventos anuais da FAPA, especificando seu respectivo público-alvo. Abaixo, a mesma área traz ainda notícias específicas da fundação de pesquisas da Agrária, começando pelas mais recentes.

 

Parceiros - Assim como já acontecia no relatório anual da Agrária, o site agora apresenta também parceiros comerciais da cooperativa, enfocando empresas como a IREKS DO BRASIL (misturas para panificação e confeitaria), maltaria Weyermann® (maltes especiais/Alemanha), a cooperativa HVG (lúpulo/Alemanha) e a Lallemand (fermentos para cerveja/Canadá).  

 

Comunidade - Em outra das três principais áreas do site, o espaço “Comunidade”, se contextualiza a presença da Agrária no distrito de Entre Rios. Ali se encontram informações sobre o apoio ao Hospital Semmelweis, o Programa Agrária de Integração Solidária (PAIS), ao lado das principais ações internas de gestão ambiental da Cooperativa.

 

Cultura - Já na área “Cultura”, o objetivo é mostrar, ao público externo, em linhas gerais, as atividades da Agrária no campo da preservação da cultura de seus fundadores, os imigrantes suábios do Danúbio. O espaço apresenta, de forma resumida, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB), com link para o site da instituição, cita o Museu Histórico de Entre Rios, assim como menciona o Colégio Imperatriz, com link para sua página eletrônica. 

 

Apresentação - Com a popularização cada vez maior da internet, a Agrária também passará, a partir desta edição de seu site, a utilizar cada vez mais sua página eletrônica para a apresentação de suas atividades, de seus produtos e projetos. Atualmente, além de acessos no Brasil, o site da cooperativa tem sido acessado por internautas de países como Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Áustria, Argentina e Chile, entre outros. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados