AGRÁRIA: Museu Histórico de Entre Rios participa da Semana dos Museus 2012

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Museu Histórico de Entre Rios participará da 10ª edição da Semana dos Museus, de 14 a 20 de maio, brindando o público com uma programação especial: durante toda a próxima semana, o museu receberá alunos de escolas de Guarapuava e região, no horário das 9h às 17h. Para quarta, sexta-feira e sábado, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB), que coordena o museu, realizará apresentações de grupos locais, voltados às tradições suábias (confira abaixo a programação em detalhes). A gerente da fundação, Viviane Schüssler, ao divulgar a programação agora à tarde, ressaltou que os eventos são abertos a toda a comunidade e informou que a expectativa é receber em torno de duas mil pessoas ao longo de todas as atividades previstas.


Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana dos Museus existe desde 2003, com o objetivo de mobilizar os museus de todo o Brasil em torno de temas relevantes. Neste ano, o lema é “Museus em um mundo de transformação: novos desafios, novas inspirações”.

 

Um passeio pela história do sudeste europeu - Percorrer o Museu Histórico de Entre Rios é realizar a verdadeira viagem no tempo. Ao enfocar a história dos suábios, que no século 18 habitavam a Schwabenland (Terra dos Suábios), uma das regiões da Alemanha (hoje, estado de Baden-Württemberg), o museu releva suas imigrações para o sudeste europeu e os desdobramentos da história naqueles locais (atualmente, Croácia, Sérvia, Romênia e Hungria, entre outros países). Destaque é a história dos suábios que, após alguns anos em abrigos para refugiados, na Áustria, participaram, no início da década de 50, do projeto que levou à fundação da Agrária no distrito de Entre Rios (uma das localidades rurais de Guarapuava).

 

Nova sede - Funcionando em uma nova sede desde janeiro deste ano, integrada ao Centro Cultural Mathias Leh, na Colônia Vitória, o Museu Histórico de Entre Rios foi instituído nos anos 90 pela Cooperativa Agrária como forma de preservar a memória da cultura suábia. Desde então, imigrantes suábios e descendentes têm ajudado o museu a ampliar seu acervo, com doações de fotos e objetos antigos. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados