AGRÁRIA: Cooperativa se prepara para WinterShow 2005

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Agrária deu início em setembro aos preparativos da edição deste ano do WinterShow, que ocorrerá de 12 a 14 de outubro na FAPA, em Entre Rios (Guarapuava). A principal novidade deste ano é que o evento ganhou um novo espaço: em vez do pátio interno da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), será utilizada uma área externa, de 8 hectares, para maior comodidade de expositores e visitantes. No local, situado atrás da central de comercialização da Agraflores, na Colônia Vitória, tratores e caminhões começaram este mês a abertura e o cascalhamento das ruas do evento, além do plantio de gramado. Outros itens de infra-estrutura também estão sendo providenciados para que tudo esteja à disposição dos expositores alguns dias antes da abertura do WinterShow. A área de estacionamento também aumentou, visando mais facilidade para os participantes. Até o momento, o setor de Marketing da Agrária avalia que o movimento de venda de estantes está dentro das expectativas, lembrando, no entanto, que empresas que desejem participar do WinterShow não devem deixar para a última hora.

Novidades - A Comissão Organizadora do evento confirmou que, da Agrária, estarão participando, no estande da Cooperativa, setores como a maltaria Agromalte, o Moinho Agrária, a Unidade Cerais (Vitória), a Indústria de Óleo (Coopersul), a Suinocultura Agrária, a Agraflores, a Gestão Ambiental, a IREKS do Brasil e a Fábrica de Rações – a indústria utiliza em algumas rações a radícula da cevada germinada no processo de malteação que acontece na Agromalte. Outra novidade é que, neste ano, o site do WinterShow passará a ser atualizado já durante o evento, o que abre um acesso mais amplo às informações, notícias e debates que ocorrerem. Até o dia do evento, a Agrária estará divulgando o WinterShow em releases dirigidos à imprensa e em notícias publicadas no site www.wintershow.com.br. Um dos pontos que deveráo ser divulgados nos próximos dias é a programação, mas uma das inovações, neste campo, já foi confirmada: o roteiro de visitação será livre – ano passado, havia dias específicos para Cooperados da Agrária e visitantes. Lançado ano passado e voltado a mostrar a tecnologia de cereais de inverno como trigo, cevada e aveia, da pesquisa à industrialização, passando pelo manejo de lavouras, o WinterShow também traz em sua programação palestras técnicas, exposição e dinâmica de equipamentos agrícolas e estandes de empresas do agronegócio.

Tradição em tecnologia - Há vários anos, a Agrária vem gerando e acumulando know-how técnico em culturas de inverno, entre outros produtos. Local do WinterShow, a FAPA foi fundada em 1994 para dinamizar ainda mais as pesquisas que já vinham ocorrendo desde o final da década de 60. Com uma equipe de seis pesquisadores, a instituição se tornou com o tempo uma das entidades particulares de pesquisa agrícola mais respeitadas no país. Nesse mesmo período, a pesquisa se tornaria um dos suportes da agricultura e da agroindustrialização da Agrária. Os resultados de experimentos em culturas de inverno são repassados aos Cooperados em eventos como o próprio WinterShow. Para consolidar a produção de cevada, a Agrária fundou em 1981 a Agromalte, hoje a segunda maior maltaria do Brasil. Entre os clientes da Agromalte estão cervejarias de grande a pequeno porte, com atuação nacional ou regional.

Moinho de trigo - Ano passado, depois de haver sido ampliado em 2002, o Moinho Agrária obteve a certificação HACCP pela BvQI, atestando que o sistema de produção está livre de riscos químicos, físicos e biológicos. Como suporte à produção do moinho, a Cooperativa mantém uma padaria experimental, onde testa a qualidade dos produtos. Os principais clientes das farinhas são indústrias de panificação, produção de biscoitos e massas. Já em 2004, a Agrária firmou parceria com a empresa alemã IREKS, da Alemanha, para fundar a IREKS do Brasil, que atua no setor de misturas para panificação e confeitaria. Em 2004, a Agrária, que possui cerca de 500 Cooperados e 1.060 funcionários, produziu 88.959 toneladas de trigo, 88.128 toneladas de cevada e 8.250 toneladas de aveia, além de 127.732 toneladas de malte112.711 toneladas de trigo industrializado. (Assessoria Agrária)

Conteúdos Relacionados