AGENDA I: Centro de Agroecologia promove encontro do Paraná Orgânico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os conceitos e princípios da agroecologia e sua relação com a agricultura orgânica; políticas públicas para a agroecologia; e o mercado de orgânicos no Paraná são alguns dos temas que estarão em discussão no terceiro Paraná Orgânico, que acontece de 4 a 8 de dezembro, no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia. De acordo com o diretor-presidente do Centro, Airton Brisolla, o objetivo do encontro é estimular ainda mais a produção orgânica e debater temas que ajudem o agricultor a comercializar melhor seus produtos. "Os alimentos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas de supermercados em todo o Estado, por isso vamos estimular ainda mais a produção para atender esse consumo", disse Brisolla.

Produção estadual - O Paraná já é o segundo produtor nacional com 4 mil agricultores, responsáveis pela produção de 78 mil toneladas e plantio de 11.530 hectares. O Estado se destaca na produção de soja orgânica, cana-de-açúcar para fabricação de açúcar mascavo e cachaça orgânica, mandioca, frutas e hortaliças. Para Brisolla, esta terceira edição do Paraná Orgânico vem para reforçar o resultado do crescimento da produção, e é importante que agricultores, consumidores, técnicos e estudantes, a quem se destina o evento, tomem conhecimento desse quadro. No encontro estão programadas palestras sobre alimentação e consumo responsável, feiras-livres e mercados permanentes, processamento, além de dinâmicas de campo, e oficinas. Poderão participar agricultores, consumidores, técnicos e estudantes.

Eventos paralelos - Paralelo ao Terceiro Paraná Orgânico também vão ser realizados no CPRA o segundo Encontro de Produção Animal na Agroecologia, e o terceiro Simpósio Paranaense de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, feira de sementes crioulas, mostra de artesanato e de produtos orgânicos. Mais informações sobre o terceiro Paraná Orgânico podem ser obtidas pelo telefone (41) 3544.8100 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados