Acompanhe os preparativos no campo para a Expo Cocari 2026

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 19 12 2025Os preparativos para a Expo Cocari 2026 estão a todo vapor no Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari (PR). Antes mesmo da abertura oficial da feira, que acontece de 3 a 5 de fevereiro, as equipes técnicas já conduzem o plantio das lavouras demonstrativas e a implantação dos ensaios que darão base a uma das principais vitrines tecnológicas do agro regional.

Com o tema “Sou Mais Cocari – Gestão, Inovação e Boas Práticas que geram rentabilidade sustentável”, a Expo Cocari reafirma seu posicionamento como uma feira técnica e científica, voltada à geração de conhecimento prático, aplicável à realidade do cooperado. 

Pensada para diferentes perfis de produtores

Segundo João Battalini, supervisor do Centro Tecnológico Cocari, a programação agronômica foi pensada para atender diferentes perfis de produtores. “Teremos parcelas de experimentação com plantas de cobertura e plantas de serviço, em parceria com o IDR-Paraná. Esses materiais também permitirão observar o enraizamento. Além disso, estamos finalizando parcerias para outras culturas integradas com gramíneas, mostrando alternativas, tanto para a agricultura quanto para a pecuária”, explica.

Entre os destaques, estão mais de 10 materiais diferentes de pastagens, com alto nível de seletividade, voltados especialmente aos cooperados da pecuária, mas atendendo com eficiência aos agricultores que buscam fazer uma rotação de cultura. “A ideia é ajudar na tomada de decisão sobre qual gramínea escolher, de acordo com cada sistema produtivo”, reforça Battalini.

O campo experimental também contará com o plot de Sementes Cocari, trazendo demonstrações de cultivares de soja, além de uma área técnica dedicada ao manejo de herbicidas pré-emergentes e pós-emergentes na cultura do milho, alinhada às condições e desafios da próxima safra.

Estrutura técnica e integração de áreas

A Expo Cocari 2026 mobiliza praticamente toda a cooperativa. Estão envolvidas na organização áreas como Departamento Técnico (Detec), Departamento Veterinário (Devet), setores de Sementes, Seguros, Tecnologia da Informação (Unidade Digital), Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), Cooperativismo, Avícola, Ambiental, Financeiro, Entrepostos, Marketing, Mix Vegetal, Éfforos, Comercial Cereais, TRR/Café, Inovação Agrícola, além de TratorNew e TratorCase.

40 empresas parceiras

Marcelo Guerra, gerente da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) de Faxinal (PR), informou que no segmento de sementes, a feira já tem 15 empresas parceiras confirmadas com espaços expositivos. São 23 cultivares em desenvolvimento nas lavouras experimentais. “A estimativa de produção para a próxima safra inclui 120 mil sacas de sementes de trigo e 300 mil sacas de sementes de soja, considerando produção interna (200 mil sacas) e externa (100 mil sacas), parcerias em sistema de intercooperação”, afirma.

Muito além de uma feira comercial

A proposta da Expo Cocari é entregar conteúdo de alto valor técnico, reforçando a credibilidade das informações geradas pelo Detec e pelo setor de Sementes Cocari, pontos destacados pelos cooperados nas edições anteriores.

Marque na agenda: de 3 a 5 de fevereiro, no Centro Tecnológico Cocari, em Mandaguari, produtores, parceiros e visitantes poderão conferir de perto soluções em manejo, cultivares, híbridos, inovação e gestão, em um ambiente preparado para gerar conhecimento e impulsionar resultados no campo. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados