\"A União faz a Vida\" alcançará mil estudantes em Capanema

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de mil alunos do ensino infantil e fundamental de Capanema serão beneficiados pelo programa “A União faz a Vida”, que começa a ser desenvolvido numa parceria entre a Sicredi, a Prefeitura Municipal e a Faculdade Iguaçu. O programa foi lançado na última sexta-feira (24/03), durante solenidade que contou com a presença do vice-presidente da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock, do superintendente, Inácio Cattani, do presidente da Sicredi Fronteira, César Wunsch, além do prefeito da cidade, Milton Kaffer, e outras autoridades e lideranças da região. “Esse projeto é muito importante para a cidade e com certeza terá influência na qualidade do ensino na região”, destacou o prefeito de Capanema.

Importância da cooperação - Em seguida ao lançamento do programa, uma palestra com o psicólogo Ricardo Valente fez com que as pessoas refletissem sobre a importância da cooperação e do companheirismo nos dias atuais. Já no final do evento, o coral do município cantava a música “Vamos Construir”, de Sandy e Junior, quando as pessoas deram as mãos e começaram a entoar a canção, tornando o momentos muito emocionante. O programa “A União faz a Vida” visa difundir a cultura da cooperação, para que as crianças cresçam com uma visão diferente de mundo. Os ideais são repassados a alunos da educação infantil e do ensino fundamental, através uma metodologia interdisciplinar que abrange aulas práticas de teatro, música, dança, ética e cidadania e o resgate de valores e culturas locais. Já os professores são capacitados a partir de seminários sobre cooperativismo.

Parceria - O município de Capanema, com aproximadamente 19 mil habitantes, foi escolhido para ser o pioneiro do programa no Estado, devido ao grande interesse da prefeitura local, além da boa integração da cooperativa com a comunidade. “Nós procuramos o programa “A União Faz a Vida” por sermos uma instituição financeira cooperativa, portanto, sabemos da importância da valorização das pessoas e da responsabilidade que temos pela melhoria da qualidade de vida da sociedade”, afirmou César Wunsch.

Histórico - A idéia do programa nasceu em 1992, quando conselheiros do Sicredi no Rio Grande do Sul buscavam formar cidadãos conscientes, solidários e futuras lideranças cooperativas. No ano seguinte, o Sicredi, em parceria com um grupo de professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), buscou um projeto que levasse os conceitos de educação cooperativista às escolas do ensino fundamental do Estado. Após xperiências, o programa foi lançado, em 1995, no município de Santo Cristo (RS). Atualmente, está presente em 103 municípios gaúchos, atingindo mais de 144 mil alunos em 1154 escolas, envolvendo mais de 12 mil professores e 14 universidades.

Conteúdos Relacionados