40 ANOS DO BRDE
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os governadores, Jaime Lerner, do Paraná, Espiridião Amin, de Santa Catarina, e Olívio Dutra, do Rio Grande do Sul, foram homenageados na noite de ontem (17) durante solenidade que comemorou o 40º aniversário de fundação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Os três governadores receberam o "Troféu BRDE- 40 Anos". O ato, realizado no Canal da Música, em Curitiba, foi o principal entre diversos eventos programados para marcar o aniversário do banco. Foi também uma homenagem ao ex-governador Ney Braga, que fundou a instituição, junto com os então governadores Celso Ramos (SC) e Leonel Brizola (RS). Durante a solenidade, funcionários, ex-funcionários e integrantes da primeira diretoria do Banco receberam troféus alusivos ao acontecimento. Pertencente aos três Estados do Sul, o BRDE foi criado em 1961 como instrumento de fortalecimento da economia da região. Hoje, posiciona-se em 4º lugar entre as 150 instituições brasileiras de fomento que operam com recursos do BNDES.
PARANÁ - O governador Jaime Lerner disse que a instituição faz parte da história econômica do Sul do Brasil. Para ele, o BRDE é um instrumento fundamental para o desenvolvimento dos três Estados que mantêm o banco. Ele destacou a atuação do BRDE que liberou recursos que colaboraram com o crescimento da região. "O BRDE vai continuar participando, ajudando e apoiando nossos empresários", disse ele. Lerner fez questão de lembrar a iniciativa dos fundadores do banco e afirmou que tem muito respeito pelos ex-governadores Ney Braga, Celso Ramos e Leonel Brizola. "Eles abriram uma instituição que hoje é responsável pela criação de milhares de empregos para a nossa população e vai continuar sendo um banco forte", destacou o governador paranaense.
SANTA CATARINA - O governador de Santa Catarina, Espiridião Amin (PPB), defendeu a manutenção da instituição de fomento sob o comando do poder público. Ele disse que o banco deve manter como meta o incentivo a empreendimentos que gerem empregos e novas oportunidades para os trabalhadores do Sul do Brasil. "O BRDE é uma agência de fomento que deve ser utilizada para combater as desigualdades sociais", disse.
RIO GRANDE DO SUL - A opinião é seguida pelo governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT). Segundo ele, o BRDE é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico da região Sul e deve ser fortalecido cada vez mais. "Devemos manter o banco público e fortalecido para apoiar o pequeno e médio empreendedor", disse Dutra. Para o governador gaúcho, a instituição deve trabalhar no sentido de oferecer recursos a prazos maiores e juros menores.