2012 V: Cooperativas querem reforçar atuação no Ano Internacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi lançado nesta quarta-feira (14/12) o Ano Internacional das Cooperativas, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que será celebrado em 2012. O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, diz que a prioridade no ano que vem será mostrar à população a importância das cooperativas. O objetivo "é mostrar que os alimentos e os serviços financeiros podem vir de uma cooperativa", disse Freitas.

Tendência - A tendência para o futuro, de acordo com Freitas, será aumentar o número de cooperados, estimulando o surgimento de novas cooperativas, expansão das atuais ou realização de fusões das existentes.

"Queremos aproveitar para engrossar nossa agenda no Congresso, no Ministério da Agricultura, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, no ministério do Esporte. Queremos que todos se envolvam", diz Freitas.

Compromisso reiterado - O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, reiterou o compromisso da Pasta com o setor. "Queremos continuar trabalhando com o setor no plano de safra, na política agrícola e no planejamento de médio e longo prazo", disse Vaz.

Brasil - No Brasil, o setor mobiliza 30 milhões de pessoas, além de 300 mil empregados em 6.652 cooperativas. De janeiro a outubro deste ano, o setor já registrou US$ 5,1 bilhões em exportações. A expectativa é encerrar 2011 com US$ 6 bilhões em vendas para outros países. (Informe OCB)

 

Conteúdos Relacionados