16 DE OUTUBRO: Segurança alimentar é o tema do Dia mundial da alimentação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
"Alcançar a segurança alimentar em tempos de crise" foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para comemorar o Dia mundial da alimentação, celebrado nesta sexta-feira (16/10). Vários eventos já foram realizados ao longo da semana para marcar a data no Brasil e em diversos outros países, com o apoio da FAO. No Paraná, a unidade estadual da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA/PR) está promovendo palestras ligadas ao tema nesta sexta-feira, em Curitiba. O setor cooperativista também foi convidado a participar da programação. O superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, vai discorrer sobre "Inovação e desenvolvimento da agroindústria do Paraná", a partir das 16h15, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.

Tendências - "Vamos abordar as tendências com relação à produção de alimentos. O setor produtivo vem buscando adequar a produção, de forma que ela esteja integrada ao meio ambiente e sem descuidar do bem-estar animal. Os agricultores tem ainda se preocupado com a agregação de valor, visando alcançar maior renda, ao mesmo tempo em que estão procurando oferecer produtos de qualidade que atendam às necessidades dos consumidores, seja do ponto de vista nutricional ou da praticidade no preparo dos alimentos", afirma Costa. Ainda de acordo com ele, neste contexto, as cooperativas agropecuárias atuam em duas vertentes: primeiro, prestando assistência técnica aos agricultores associados que fornecem as matérias-primas e também industrializando os alimentos, oferecendo aos consumidores produtos com os requisitos almejados pelos consumidores.

Fundamentais - "As cooperativas são fundamentais nesse processo. Elas são responsáveis por colocar no mercado mais de 500 produtos de qualidade e com garantia de origem", ressalta o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Conteúdos Relacionados