SISTEMA OCEPAR: Segunda turma conclui o curso de Alta Peformance da Fae

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Após dois anos de intensos aprendizados, 19 colaboradores da Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar, que integram o Sistema Ocepar, realizaram, na manhã desta sexta-feira (28/05), apresentação para banca de avaliadores dos cinco trabalhos finais desenvolvidos durante o curso de Alta Performance (High Performance), promovido em parceria com a Fae Business School. O evento aconteceu de forma virtual através da ferramenta Google Meet e contou com a participação do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, dos superintendentes, Nelson Costa, Robson Mafioletti e Leonardo Boesche, respectivamente da Fecoopar, Ocepar e Sescoop/PR, e da coordenadora do curso pelo sistema, Vanessa Christófoli. Pela Fae, participaram o diretor de Pós-Graduação, José Vicente Mello Cordeiro, o coordenador do curso pela entidade, Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro e os respectivos professores orientadores de cada equipe.

Parceira - Ao abrir o evento, Cláudio Cordeiro agradeceu em nome da Fae, por mais esta importante parceria com o Sistema Ocepar. “Para nós todos aqui é um momento de muita expectativa e emoção, pois é dia de todos os grupos apresentarem os projetos que foram construídos ao longo deste tempo. Com certeza todos irão desempenhar um excelente papel, como ocorreu durante o seminário de validação dos projetos, no dia 5 de março. Naquela ocasião, imaginávamos que poderíamos realizar esta conclusão do curso de forma presencial, mas não está sendo possível devido à pandemia. Reconhecemos aqui o esforço de todos, alunos, orientadores, dos patrocinadores para que os projetos fossem conduzidos da melhor forma. Foram muitos meses de muito aprendizado e integração”, frisou. Já o diretor José Vicente Mello Cordeiro disse que “os resultados dos trabalhos não são apenas aquilo que é de praxe em muitos cursos, os chamados TCC. Aqui vemos projetos que podem ser colocados em prática de imediato com os olhos voltados para o setor cooperativista”.

Qualificação - Já o presidente Ricken fez questão de destacar que “há quase uma década, tínhamos na Casa apenas três colaboradores com mestrado, hoje já são 30 e alguns com doutorado. Hoje, quando buscamos novos profissionais no mercado já não nos satisfaz apenas a graduação. Precisamos e o mercado cada vez mais exige pessoas qualificadas para desempenhar as mais diferentes funções. Por isso, estamos investindo cada vez mais na capacitação da nossa equipe, semelhante ao que acontece nas cooperativas. Oportunidades para todos existem através do Sescoop/PR”, destacou. O dirigente lembrou que este preparo ao longo do tempo, “facilitou para que neste momento, toda equipe possa desenvolver suas atividades de forma remota, na segurança de seus lares devido a pandemia da Covid-19, desde março de 2020. E garanto que tudo está funcionando de forma perfeita. Estamos atendendo todas as demandas das nossas cooperativas. Para se ter uma ideia, mesmo com toda esta situação de isolamento social, devemos fechar o ano de 2021 com mais de 9 mil eventos realizados, uma média de 30 por dia”. Ricken finalizou dizendo para todos os formandos que “o conhecimento adquirido aqui fica com cada um, todos levarão para o resto de suas vidas, nunca é demais aprender novas formas de criar, aprender, planejar e executar as tarefas de forma mais eficiente e eficaz”, destacou.

Grupos e temas - Confira os temas dos projetos apresentados pelas equipes da segunda turma do curso de Ata Perfromance:

Grupo 01 - Com o tema “Transformação digital”, o grupo foi orientado pelo professor Jamerson Moreira e tem como integrantes Camila Hamasaki, Felipe Lemes, Marlon Dreher e Nicole Vilela.

Grupo 02 - “Desenvolvimento de novas cooperativas” foi o tema escolhido pelos alunos Daniely A. da Silva, Jaffer Vinicius Besen, Mylena de Paula, José Ronkoski e Rodrigo G. Donini, sob a orientação do professor Daniel Muraro.

Grupo 03 - A professora Patrícia Piana Presas orientou o grupo que escolheu como tema “Serviços compartilhados”, composto pelos alunos Carla Lampe, Claudiomiro Rodrigues, Daniel Braga, Fabianne Ratzke e Luis Henrique Macedo.

Grupo 04 - O quarto grupo, integrado por Carlos Roberto Gonçalves, Ketlyn Sharon Z. Mali, Mariana Balthazar, Matheus Felipe da Silva e Tiago Fernandes Gomes, escolheu o tema: “Metodologia de consultoria”, sob a orientação do professor Valter Pereira Francisco Filho.

Grupo 05 - “Estudos setoriais” foi o tema do grupo orientado pelo professor Luis André Fumagalli, que tem como integrantes: Alexandre A. Monteiro, Assis Carlos Pacheco, Devair Antonio Mem, Emerson Barcik e Sandra de Souza Schimidt.

Conteúdos Relacionados