Sistema Ocepar promove palestra sobre gestão de conflitos, com foco em saúde mental
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A psicóloga Terezinha Toscani conversou com cooperativistas de todo o Paraná na quinta-feira (27/11) sobre gestão de conflitos. Em sua palestra “Estratégias Essenciais para Profissionais de Sucesso – Gestão de Conflitos no Ambiente Corporativo: Navegando Desafios, Construindo Pontes”, a especialista conduziu os participantes por uma análise sobre a natureza dos desentendimentos, seus impactos na rotina dos envolvidos, como gerenciar esses momentos e avaliar seus aprendizados.
Terezinha apontou seis principais possíveis situações geradoras de conflitos: falha na comunicação gerada por mal-entendidos ou informações incompletas; metas e objetivos desalinhados, com departamentos que têm prioridades distintas; competição por recursos limitados, que podem ser relacionados a orçamento, pessoas ou até mesmo tempo; diferenças de personalidade e de valores, com estilos de trabalho conflitantes; ambiguidade de papéis e responsabilidades; e uma liderança ineficaz, com gestão ausente ou, no extremo oposto, controladora e autoritária.
Sem uma intervenção rápida e eficaz, os conflitos no ambiente de trabalho podem levar à queda da produtividade; criar um ambiente tóxico, com estresse, desconfiança e fofocas; aumento do absenteísmo, com alta rotatividade e perda de talentos; tomada de decisões prejudicada, com predominância do medo de expressar opiniões; e até danos à reputação da empresa.
Há cinco abordagens de gestão de conflito que se sobressaem: o da competição, adotado quando há uma situação de urgência; o da acomodação, em que a pessoa prefere ceder para manter a paz; o da evitação, em que a pessoa prefere ignorar o problema; o do compromisso, quando há intenção em buscar um meio-termo; e o da colaboração, quando há uma solução com ganhos para todos.
De acordo com a especialista, os conflitos podem representar ganhos para as empresas, quando há uma condução adequada e uma resolução eficiente do problema. “Quando bem gerenciado, esse pode ser um momento que estimula a inovação, com o equilíbrio das diferentes perspectivas; melhora a qualidade das decisões tomadas, por considerar todas as opiniões e sugestões; e possibilita o crescimento pessoal e da equipe, com o desenvolvimento de novas abordagens e habilidades”, explicou.
Mas, para que o conflito seja convertido em oportunidade de crescimento, é necessária a mediação, de forma neutra. Há ainda outras estratégias, como negociação, autorregulação e a identificação de gatilhos. Terezinha recomenda a comunicação não violenta, com escuta ativa, para compreender a outra parte – e não para responder, e finalmente a mediação e a negociação.
Este foi o segundo encontro sobre o tema, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, com apoio da Fecoopar, no mês de novembro.
No ambiente de aprendizado CapacitaCoop também é possível encontrar um curso rápido sobre gestão de conflito. Basta acessar o link: https://capacita.coop.br/cursos-studion/gestao-de-conflitos.