Sicredi Dexis realiza circuito de palestras para educadores dos programas de educação cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicredi dexis 29 07 2025Professores, educadores e gestores que participam dos programas de educação da Sicredi Dexis estão sendo contemplados com um circuito de palestras especialmente voltado à formação continuada. Até o dia 30 de outubro serão realizadas cerca de 30 palestras destinadas a profissionais de 45 municípios, participantes dos programas A União Faz a Vida, Jornada da Educação Financeira nas Escolas e Cooperativas Escolares, todos desenvolvidos pela cooperativa.

As palestras são conduzidas pela neuropsicopedagoga Luciene Pereira, que traz o tema “Aprender para incluir” com foco em práticas pedagógicas inclusivas e projetos transformadores voltados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela fala com conhecimento de causa: é autista, condição que foi descoberta já na vida adulta. Nas palestras, Luciene aborda as estratégias que os professores podem adotar no processo de aprendizagem e interação com crianças e adolescentes autistas: simplificar a linguagem, permitir diferentes formas de comunicação, imitar expressões faciais e utilizar recursos visuais para estimular o reconhecimento das emoções, expressões faciais e linguagem corporal.

Na última quinta-feira (24/07), uma das palestras foi realizada na sede da Sicredi Dexis, em Maringá, reunindo 150 educadores dos municípios de Maringá, São Jorge do Ivaí e Floraí, no Paraná. Além da palestra, os participantes fizeram uma visita guiada ao prédio, incluindo a exposição Semeadas, que retrata a história da cooperativa.

A expectativa é de que, no total, as palestras reúnam três mil educadores, que integram três programas de educação da Sicredi Dexis. São eles: A União Faz a Vida, que oferece uma metodologia que incentiva o protagonismo da aprendizagem entre crianças e adolescentes. Ele foi desenvolvido pela Fundação Sicredi, e na área de atuação da Sicredi Dexis é desenvolvido em 212 escolas, de 45 municípios e envolve mais de 23 mil alunos.

Já as cooperativas escolares formam lideranças jovens e oferecem oportunidades de vivenciar o cooperativismo. São duas em Maringá, que envolvem quase 50 alunos que são acompanhados por professores e assessores pedagógicos e seguem uma metodologia exclusiva.

A Jornada da Educação Financeira nas Escolas promove educação financeira sustentável por meio de metodologias interativas. A iniciativa está presente em 26 escolas de seis municípios no Paraná e São Paulo, alcançando 115 professores e 1.988 alunos. (Assessoria de Imprensa Sicredi)

Conteúdos Relacionados