SESCOOP/SICREDI: Evento vai integrar agentes de programas de educação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Tem início, nesta quinta-feira (04/11), às 18h30, no auditório do Cietep, em Curitiba, o Encontro Estadual dos Programas Cooperjovem, do Sescoop/PR, e A União Faz a Vida, do Sicredi. De acordo com os organizadores, a ideia é proporcionar maior aproximação entre os agentes que atuam nos dois programas, otimizando esforços em benefício do desenvolvimento e promoção do cooperativismo, da educação e da cidadania. O evento deverá reunir cerca de 350 participantes e será aberto pelo presidente do Sescoop/PR, João Paulo Koslovski, e pelo presidente da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock.

Integração - Depois, o consultor e sócio-proprietário da Ame Treinamento e Desenvolvimento, Eliseu Felipe Hoffmann, irá conduzir as atividades de integração entre os agentes. Ele é formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Marketing e Recursos Humanos e possui 23 anos de experiência na área comportamental, trabalhando em empresa de grande porte por mais de 10 anos. Atualmente desenvolve cursos vivenciais e palestras com temas voltados para o desenvolvimento das potencialidades humanas, tais como cooperativismo, ética, afetividade, criatividade, trabalho em equipe e sinergia.

Palestrantes - O encontro prossegue na sexta-feira (05/11), com a apresentação de palestras ministradas por Eduardo Shinyashiki e Luiz Carlos de Queirós Cabrera. Shinyashiki vai tratar do tema "A arte do conviver do aprender". Ele é consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Shinyashiki especializou-se em Desenvolvimento Humano nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, México e Índia. Já Cabrera vai abordar a questão do "Líder educador". Ele é engenheiro Metalurgista pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia. Possui Pós-Gradução em Administração na EAESP da Fundação Getúlio Vargas Especialização em Administração na USC - University of Southern Califórnia. Também é professor da EAESP, da Fundação Getúlio Vargas, e da Fundação Dom Cabral. Durante o evento serão ainda desenvolvidas dinâmicas de grupo e a apresentação de trabalhos desenvolvidos com apoio dos programas Cooperjovem e A União Faz a Vida.

Cooperjovem - O Programa Cooperjovem é uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e prática da cooperação. O Sescoop/PR o adotou no sentido de contribuir com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativista. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua. O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado em parceria com cooperativas e escolas. No Paraná, o programa abrange atualmente 9.653 alunos, 552 professores, de 131 escolas, em 41 municípios e participação de 12 cooperativas.

A União Faz a Vida - O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná são 20 municípios participantes, abrangendo 143 escolas, 21 alunos e 1,8 mil educadores.

Conteúdos Relacionados