Sescoop/PR abre Encontro Estadual do Programa Cooperjovem com 380 participantes
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
Nessa terça-feira (05/11), com 380 participantes, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos e agentes coordenadores das cooperativas parceiras, começou o Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. Neste ano, o tema “Neurociência e cooperação: conectando corações e mentes” está sendo desenvolvido em palestras e outras atividades no Place Eventos, em São José dos Pinhais. O encontro segue nesta quarta-feira (06/11), até o início da tarde.
Como explica o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o Cooperjovem tem o objetivo de levar às escolas, especialmente municipais, uma metodologia que possa privilegiar a cooperação. “Este é um momento especial no qual estamos reunindo representantes dos 2.800 professores, que atuam em 220 escolas, com mais de 28 mil alunos de 60 municípios do estado”, afirma.
Segundo Boesche, o encontro destaca e valoriza o trabalho dos professores, que são os grandes articuladores do programa. “O cooperativismo é a grande chave para o desenvolvimento do futuro. Então, temos que cultivar uma boa semente para que as novas gerações venham com a ideia de cooperação e, desta forma, possamos construir uma sociedade mais justa, colaborativa e, principalmente, um mundo melhor”, completa o superintendente.
As atividades foram abertas com a execução do hino nacional, ao vivo, pelos músicos Bruno Bortolotto e Matheus Machado. Bruno é ex-aluno do Programa Cooperjovem, hoje cooperado da C.Vale, integrante do Comitê Jovem da Sicredi Vale do Piquiri e membro do Comitê Estadual de Jovens do Paraná.
Na sequência, a investigadora na Polícia Civil do Paraná e palestrante na área de Inteligência Emocional e segurança Pública, Rosana Botelho, fez sua apresentação sobre segurança nas escolas, falando, em especial, sobre a segurança nas redes.
Ainda no primeiro dia, foram apresentados cases e projetos Cooperjovem desenvolvidos nas diversas regiões do estado. Uma das atividades destacadas, neste momento, foi a desenvolvida pela equipe da Amanda Silva Ghislandi Sarro, professora de 4º ano da Escola Municipal Nellita Ramos Sabella, de Assis Chateaubriand, com a cooperativa C.Vale.
“Na escola, o Cooperjovem é um programa muito esperado pelos alunos que ainda não estão nos quartos anos, por tudo o que ele traz para nós: a complementação dos nossos conteúdos trabalhados em sala de aula, além das dinâmicas e outras atividades”, explica Amanda.
Neste ano, segundo ela, foi o primeiro ano da nova metodologia do programa. No Encontro, ela trouxe para compartilhar o projeto “Cápsula do Tempo”. “Um convite que recebemos do Planeta Terra para participar do Cooperjogo. Foi uma dinâmica diferente para chamar as crianças a participarem da missão”, conta.
Para a professora de Assis Chateaubriand, o Encontro Estadual é interessante pelas trocas que proporciona. “Muitas vezes a gente tem dúvidas e essas trocas do encontro nos ajudam com isso e, com certeza, a pensar no que a gente pode melhorar para o ano seguinte dentro da metodologia”, diz.
Também participa do encontro o representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ipiranga e coordenador do programa em oito escolas, Nilton Gasparelo. No município, o Cooperjovem é desenvolvido em parceria com a Coopagrícola.
“O programa proporciona uma visão de cidadania aos alunos. Eles entendem que a participação e o cooperativismo somam nas atitudes, nas atividades e que, juntos, eles conseguem muito mais resultados do que se trabalhassem de forma individual”, afirma o coordenador.
Para ele, o encontro é um momento para celebrar as aprendizagens e os trabalhos que foram desenvolvidos durante 2024. “E a partir das palestras e do conhecimento do encontro, podemos fortalecer o nosso espírito de trabalho para o ano que vem. Já começamos uma nova preparação para que a gente evolua ainda mais”, completa Gasparelo que deseja, para 2025, que o Cooperjovem em Ipiranga seja ampliado. Hoje são dez turmas de quintos anos que desenvolvem o programa.
O primeiro dia de encontro foi encerrado com um jantar. Nesta quarta-feira (06/11), no segundo dia de evento, a programação começa com palestra sobre Neurociências Cognitiva e Comportamental e Educação, com Ines Cozzo, fundadora da T’AI Consultoria e pioneira na aplicação de neurociências para o desenvolvimento de pessoas e de negócios. Na sequência será desenvolvida uma atividade colaborativa entre os quase 400 participantes e o encontro será encerrada com uma confraternização no almoço.