SESCOOP: Monitoramento obtém resultado positivo em avaliação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dando continuidade às ações de monitoramento de cooperativas, entregou nesta quinta-feira (08/03) mais uma etapa do projeto de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento. A apresentação para a diretoria e colaboradores da instituição aconteceu no auditório da sede do Sescoop, em Brasília (DF), e deu início a mais uma atividade a ser desenvolvida pela gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas (GeMDC) – o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).


Conteúdo - Após uma contextualização sobre o processo de criação e consolidação da área, a gerente Susan Myiashita Vilela apresentou o conteúdo da Diretriz e os programas que a compõem. Fez também um apanhado geral sobre a etapa de capacitações com os técnicos de unidades estaduais para utilização das ferramentas, realizadas entre dezembro de 2011 e fevereiro deste ano. “Ao final de cada treinamento, os participantes preencheram um formulário de avaliação, cujos dados foram consolidados pela nossa gerência. O resultado geral foi uma aprovação superior a 90%”, pontuou a gestora.


Trabalho consistente - Na opinião do superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, o resultado alcançado é reflexo de um trabalho consistente, baseado na contribuição de todas as unidades estaduais. “Acredito muito no referencial e o que a GeMDC fez foi justamente respeitar as experiências já em andamento nos estados, promovendo uma grande organização do que já vinha sendo feito”, pontuou.


Crescimento - Segundo o superintendente, a Diretriz Nacional de Monitoramento oferece grande oportunidade de crescimento para o sistema como um todo. “Os relatórios gerados apresentam um raio-x prático e consistente, que pode ser muito bem aproveitado pelas cooperativas. Sucesso absoluto!”, comemorou o dirigente, acrescentando que a manutenção do apoio dos estados para sensibilização das cooperativas quanto à aplicação da Diretriz neste momento é fundamental.


Desafio - O próximo desafio de monitoramento é a implantação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). De acordo com a gerente Susan, o trabalho junto com as unidades estaduais terá início ainda este ano para que a aplicação seja viável a partir de 2013. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados