SESCOOP I: Educação a distância é meta para 2012

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Visando proporcionar um alinhamento conceitual e a troca de experiências com outras entidades do Sistema S, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está recebendo a primeira reunião do Comitê Técnico de Educação a Distância. Os membros do comitê estão reunidos nesta segunda e terça-feira (28 e 29/11), na sede do Sescoop, em Brasília (DF).

 

Estudos - Ainda em março deste ano, a unidade nacional, com apoio do Sescoop/SP, iniciou uma série de estudos para implantação do projeto de educação a distância (EaD) no sistema cooperativista. Em julho, o conselho nacional aprovou a proposta elaborada pelas duas unidades, que prevê o desenvolvimento do projeto a partir de 2012. “O comitê foi constituído para garantir a adequabilidade do projeto às necessidades das unidades estaduais”, explicou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar. Fazem parte do grupo os estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além da unidade nacional do Sescoop, com membros das gerências de Formação e Qualificação Profissional, de Pessoas e de Tecnologia da Informação.

 

Nivelamento conceitual - Nesta primeira reunião do comitê, especialistas estão proporcionando um nivelamento conceitual aos participantes.  Além disso, estão sendo apresentadas as práticas desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já realizam ações de educação na modalidade a distância. “Estas apresentações trarão subsídios importantes para o desenvolvimento do nosso projeto”, afirmou Andrea.

 

Experiências - O assistente técnico do Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Solon Coutinho Neto, e o Analista Técnico do Sebrae, Rodrigo Estrela, foram os convidados da parte da manhã. Ambos são gestores do projeto de EaD em suas instituições e apresentaram aos membros do comitê as suas experiências com educação a distância.

 

Programação - O período da tarde foi reservado para a capacitação conduzida pela consultora Márcia Matos, responsável pela implantação do EaD no Sebrae nacional. A capacitação seguiu durante a manhã desta terça-feira e, à tarde, os membros do comitê se concentram no planejamento das atividades para 2012. (Informe OCB)a

Conteúdos Relacionados