SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O diretor executivo da Ocepar, José Roberto Ricken, acompanhado pelo assessor de imprensa, Samuel Milléo Filho compareceram nesta quinta-feira (9), na Agência Central dos Correios, em Curitiba, da abertura da 1ª Mostra de Desempenho do Comitê de Combate a Fome e Pela Vida (Coep-Pr). O primeiro destes comitês, foi fundado no Rio de Janeiro, no ano de 1993, pelo sociólogo, Herbert de Souza, o Betinho, e que exatamente hoje completa-se quatro anos de sua morte. Segundo Betinho, era inadmissível olhar passivamente para milhares de cidadãos e cidadãs passando necessidade sem nada fazer, por isso plantou esta semente e que hoje multiplica-se dentro de mais 700 entidades distribuídas em 20 comitês estaduais, que formam uma grande rede de mobilização que incentiva iniciativas de promoção do desenvolvimento humano e social. A Ocepar integra o Coep e tem como representante técnico o jornalista Samuel Milléo Filho.

Mostra - Esta primeira mostra tem como objetivo de levar ao conhecimento público todo este trabalho solidário e fazer com que outras pessoas também se integrem neste movimento, que conta hoje aqui no Estado, com o apoio de mais de 40 organizações públicas e privadas, unidas em torno do Coep-Paraná. Através de painéis, pode ser vista todas as ações do comitê, que acontecem de forma conjunta, onde as empresas parceiras realizam diversos programas sociais, entre os quais se incluem: alfabetização de adultos, treinamentos de adolescentes, cursos de informática, musicalização infantil, oficinas culturais, distribuição de alimentos, doações, etc. Esta exposição será itinerante e percorrerá durante o mês de agosto, diversas entidades que integram a entidade.

Concurso - Conceição de Maria Contin, secretária executiva do Coep-Paraná, lembra que para este ano de 2001, o comitê nacional elegeu a juventude como foco de suas ações, por isso, além da mostra itinerante, acontecerão atividades voltadas aos jovens. "Realizaremos um concurso de redação junto aos alunos das 4ª e 8ª séries da rede estadual de ensino e um grande debate com os estudantes de escolas particulares. É importante conscientizar os jovens sobre as questões relacionadas à solidariedade, pobreza, fome, dentre outras. Eles serão os protagonistas desta Semana Nacional de Mobilização pela Vida, para que despertem atitudes de cidadania e de ações voluntárias", frisou.

Parceiras - São as seguintes empresas que participam deste comitê: Bacen, Banco do Brasil, Banestado, Caixa Econômica Federal, Ceasa, Cefet, CIEE/PR, Codapar, Cohapar, Comunidade Solidária, Conab, Copel, Correios, Dataprev, Emater-PR, Embrapa, FUNASA, Funai, Fundepar, Ibama, IBGE, Incra, Infraero, INSS, Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho (DRT/PR), Ocepar/Sescoop/PR, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Petrobras, Sanepar, Serpro, SMAB, SEAB, Secretaria de Estado da Criança e Assuntos da Família, SERT, SEED, SEET, SESA, SEJU, TRT, UFPR, Universidade Tuiuti e Hospital de Clínicas de Curitiba

Conteúdos Relacionados