RAMO SAÚDE: Sescoop investe na formação de 400 gestores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de formar e capacitar profissionalmente gestores das áreas financeira e contábil das cooperativas Unimed e Uniodonto, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está viabilizando a participação de 400 profissionais no curso Métodos de Custeio e Planejamento Orçamentário – Aplicável a Cooperativas da área de Saúde, organizado pela Fundação Unimed.

 

Carga horária - A formação tem carga horária de 16 horas e as aulas acontecerão em 17 cidades, entre os meses de outubro e dezembro. O Sescoop promove o apoio logístico, financeiro e na elaboração do conteúdo aplicado. “Será um momento para debates sobre questões do dia a dia contábil-financeiro, proporcionando um eficaz ponto de encontro, de integração e de trocas de experiências sobre as questões econômicas de uma cooperativa”, define o gerente do ramo de Saúde da Organização das Cooperativas Brasileiras, Laudo Rogério dos Santos.

 

Gestão empresarial - Segundo o gestor, o projeto tem como finalidade a aplicação dos mais avançados conhecimentos e metodologias de apoio à gestão empresarial no que se refere a custeio e planejamento orçamentário para cooperativas. “Este é o segundo módulo de um programa de capacitação continuada, que teve início em 2010, quando mais de 390 gestores do ramo Saúde passaram por uma atualização sobre normas contábeis internacionais”, destacou. Rogério ressalta que a ideia é fazer com que, tanto dirigentes quando gestores de todos os setores administrativos das cooperativas sejam contemplados com alguma capacitação de caráter continuado, cujos conteúdos abordem assuntos relevantes para a gestão das entidades.

 

Premissas constantes - O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, destaca que as questões de governança são premissas constantes no foco da instituição. “O Sescoop vem apoiando iniciativas como essa, que privilegia a boa gestão cooperativista. Nesse momento, estão sendo beneficiadas essas cooperativas, mas estamos estudando uma forma de ampliar o alcance deste trabalho”. E complementou: “a Unimed e a Uniodonto são detentoras de excelentes práticas organizacionais e ao Sescoop, focado em sua missão, compete dar suporte à manutenção desse quadro e, sempre que possível, proporcionar novo aprendizado”, afirma. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados