Programa “Escrevendo com o Sicredi” movimenta escolas e comunidades em 30 edições neste ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Sicredi Fronteiras está promovendo, ao longo de 2025, 30 edições do Programa Escrevendo com o Sicredi, que está percorrendo municípios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo com a proposta de incentivo à leitura, à escrita e ao protagonismo dos alunos.

Voltado para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, o programa desafia os alunos a escreverem corretamente palavras ditadas, com base nos conteúdos estudados em sala de aula ao longo do ano. Os temas estudados abrangem Cooperativismo, Sustentabilidade, e gibis da Turma da Mônica, produzidos em parceria com o Sicredi, nas versões infantis (5º ano) e juvenis (9º ano), e que destacam a educação financeira.

O estudante que mais acertar palavras nas etapas é o grande vencedor. Os três primeiros colocados de cada categoria (5º e 9º ano) recebem os seguintes prêmios: 1º lugar: Notebook; 2º lugar: Kindle e 3º lugar: Alexa.

O programa tem como objetivo incentivar práticas de leitura para a melhor compreensão da linguagem, ampliar o vocabulário e fortalecer a comunicação oral e escrita, valorizando o ensino da língua portuguesa e promovendo a educação com significado.

Segundo Thamiris de Oliveira, assistente de Desenvolvimento do Cooperativismo e responsável pelo programa, o impacto nas escolas e comunidades é evidente. “A cada etapa, é possível sentir o protagonismo dos alunos, refletido na dedicação aos estudos. Esse programa vai muito além da escrita e da leitura, ele fortalece a língua portuguesa e desperta talentos. É uma riqueza para as escolas, para as comunidades e para a vida dos participantes. O Escrevendo com o Sicredi é história, é transformação”, destacou.

As primeiras edições deste ano já aconteceram em Itatiba/SP e Salgado Filho/PR, com grande participação dos estudantes e envolvimento da comunidade escolar. Ambas foram marcadas por momentos emocionantes, onde o talento, o esforço e a valorização da educação ganharam destaque.

Cronograma das próximas etapas: 11 e 12 de junho – Planalto/PR; 18 de junho – Pérola D’Oeste/PR; 01 de julho – Anchieta/SC; 02 de julho – Realeza/PR; 07 de julho – Santa Izabel D’Oeste/PR; 08 de julho – Santo Antônio do Sudoeste/PR; 10 de julho – São José do Cedro/SC; 25 de setembro – Bela Vista da Caroba/PR; 22 de outubro – Capitão Leônidas Marques/PR; 28 de outubro – Pranchita/PR; 04 de novembro – Ampére/PR e 06 de novembro – Barracão/PR.

A comunidade está convidada a prestigiar esse momento de valorização da educação e do esforço dos estudantes. “Acompanhar uma etapa do Escrevendo com o Sicredi é testemunhar o entusiasmo das crianças e adolescentes ao descobrirem, por meio da leitura e da escrita, caminhos para um futuro melhor”, reforçou Thamiris. Para mais detalhes, entre em contato com as agências dos municípios citados. (Assessoria de Imprensa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP)

Conteúdos Relacionados