Primeira Cooperativa Mirim em uma Apae do Brasil é constituída em Londrina (PR)

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em um marco histórico para o movimento cooperativista, para o Sicoob Ouro Verde e, principalmente, para a inclusão social, foi constituída, nessa quarta-feira (13/11), às 18h, a Cooperativa Mãos que Transformam, a primeira cooperativa do Programa Cooperativa Mirim, dentro de uma Apae no Brasil. A inauguração, ocorrida na Apae de Londrina, no Norte do Paraná,  reuniu alunos, educadores, parceiros e autoridades locais em uma celebração de inovação e cidadania. O Sistema Ocepar foi representado pela coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart Festa.

Seguindo todos os ritos tradicionais de uma Assembleia de Constituição, os alunos, que são os fundadores da cooperativa, vivenciaram, durante o evento, o cerimonial de aprovação do estatuto social e eleição dos cargos ocupados por eles.

A Cooperativa Mãos que Transformam tem como missão promover o desenvolvimento social, econômico e educacional dos seus membros, abrangendo jovens e adultos com idades entre 14 e 50 anos. Composta por pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, a cooperativa oferece atividades inclusiva para que esses indivíduos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, gestão financeira, cuidados com o meio ambiente e práticas cooperativistas, sempre com o acompanhamento e coordenação da professora orientadora que recebeu toda a formação do programa pelo Instituto Sicoob e Sicoob Ouro Verde. 

A adaptação metodológica do programa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Sicoob Ouro Verde e especialistas do Sescoop/PR, garantindo que as particularidades pedagógicas fossem respeitadas para proporcionar o aprendizado inclusivo deste grupo.

Sensibilidade e compromisso com a comunidade

A iniciativa destaca o compromisso do Sicoob Ouro Verde, que, com sensibilidade e dedicação, apoia ativamente as necessidades de sua comunidade. A Cooperativa Mãos que Transformam simboliza esse cuidado, proporcionando a alunos da Apae um espaço de protagonismo, liderança e desenvolvimento, além de valores como responsabilidade e solidariedade, essenciais no cooperativismo.

Foco em inclusão e desenvolvimento

Com um corpo de membros diversificado e empenhado, a Mãos que Transformam já planeja projetos de grande impacto. As atividades previstas incluem o desenvolvimento de novos associados e a criação de objetos de aprendizagem práticos, como o cultivo de suculentas, produção de bolachas artesanais, de bolos de pote e confecção de cachecóis. A cooperativa também se organiza para campanhas solidárias, ampliando o alcance social de suas ações e aprofundando as vivências em práticas cooperativistas. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sicoob Ouro Verde)

Conteúdos Relacionados