PARANÁ: Governador nomeia cinco novos secretários de Estado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O governador Orlando Pessuti nomeou nesta terça-feira (13), em Curitiba, cinco secretários de Estado, que assumem os cargos na sexta-feira (16). A Secretaria da Segurança Pública será assumida pelo coronel Aramis Linhares Serpa, ex-comandante dos Comandos do Policiamento da Capital e do Interior, e ex-coordenador do Projeto Povo da Polícia Militar. De acordo com Aramis, o trabalho será norteado por medidas pontuais, que serão definidas em conjunto com as polícias Civil e Militar. "Vamos trabalhar no combate à criminalidade com vigor e na diminuição dos homicídios e dos furtos do dia-a-dia, aumentando a sensação de segurança da população. É um grande desafio, mas estamos preparados para isso", afirmou.
Transportes - Na Secretaria dos Transportes e DER, assume o doutor em Engenharia do Transporte Público, Mário César Stamm Junior, que trabalha há mais de dez anos como assessor de Pessuti para assuntos logísticos e de transporte rodoviário e ferroviário. Stamm afirmou que dará continuidade "ao bom trabalho já desenvolvido" na Secretaria, e deve concentrar os esforços para resolver o problema dos altos preços dos pedágios, a pedido do governador. "Vamos agir tecnicamente e analisar possibilidades para reduzirmos a tarifa. Vamos também buscar duplicar trechos essenciais, com grande demanda de tráfego, que hoje fazem parte do contrato de pedágio, como a BR 376, de Apucarana até Ponta Grossa, e a BR 277, de Cascavel até Ponta Grossa", adiantou.
Ciência e Tecnologia - Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o novo secretário é Nildo Lubke, que atua no setor há sete anos e era chefe de Gabinete de Pessuti. O trabalho, disse, deve ser baseado na regionalização. "Faculdades e universidades vão implementar atividades voltadas para os municípios da região em que se encontram. A partir das faculdades isoladas (em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, União da Vitória, Paranaguá), pretendemos também criar a Universidade do Paraná, com municípios respondendo ao contexto sócio-geográfico onde se encontram e, em Curitiba, com cursos para atender a população pobre", explicou. Na Secretaria da Comunicação, assume Ricardo Cansian, ex-presidente da Ambiental Paraná Florestas e; no Planejamento, Allan Jones, ex-diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente. (AEN)