O horizonte expandido do conhecimento: reflexões sobre a gestão do aprendizado
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*Leandro Macioski
Nas cooperativas, onde a colaboração, o compartilhamento e o fortalecimento coletivo são valores fundamentais, a percepção sobre o conhecimento pode realmente mudar a maneira como agimos, tomamos decisões e evoluímos. O processo de aprendizado deve ser encarado como um horizonte em constante expansão, um conjunto sempre crescente de experiências, técnicas, práticas e conceitos que se entrelaçam, se reinventam e se renovam com o tempo.
Essa perspectiva está em sintonia com o Projeto 14, parte do Plano Paraná Cooperativo (PRC 300), o planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense, que tem como objetivo estruturar uma metodologia de gestão do conhecimento que promova o compartilhamento colaborativo entre as cooperativas do Paraná. Entender esse aprendizado como algo vivo e dinâmico é crucial, pois ele surge da troca, da vivência e da interação entre as pessoas. Por isso, é vital que seja cultivado, compartilhado e preservado com a intenção genuína de promover inovação, sustentabilidade e crescimento coletivo.
O repertório intelectual se movimenta por três princípios básicos: crescimento, difusão e declínio. Quando analisamos as cooperativas, o crescimento acontece especialmente pela recombinação das experiências acumuladas, unindo saberes técnicos, práticas produtivas e gestão de pessoas para criar soluções adaptadas às suas realidades.
Essa compreensão nos ensina uma lição valiosa: o sucesso reside na capacidade de conectar aprendizados diversos, fortalecer redes colaborativas e proteger o que é essencial. Nesse contexto, o Sescoop/PR avança na construção de um ecossistema cooperativo de conhecimento, onde o aprendizado contínuo é o motor do desenvolvimento econômico, social e humano.
*Leandro Macioski é gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR